sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Congresso I

Muitas tem sido as vozes que criticam a decisão de José Sócrates de encerrar o Congresso do PS em vez de estar presente na cimeira europeia de domingo em Bruxelas. Não estaríamos exactamente no mesmo registo crítico se o Primeiro Ministro tivesse preterido o congresso do PS, onde necessariamente se discutirá a crise e as medidas para as combater, por mais uma cimeira da UE, onde apenas o núcleo duro decide sobre questões verdadeiramente relevantes ...?!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Só pode ser gozo!



Ainda não se sabe se o escolhido será o cão oferecido ao Presidente dos Estados Unidos pela Região de Turismo do Algarve"

Assistir a noticias destas é simplesmente Priceless...!

A semana numa casca de nós

Gostei de ver que afinal o Governo conseguiu, ainda que inexplicavelmente tarde, entender que o País não estava disposto a salvar grandes fortunas alimentadas pela ganância de uns poucos “afortunados”.
O desemprego em Portugal ameaça ser já um problema sistémico, aparentemente imune às medidas do Governo.
O PSD continua preocupado com os croquetes e beberetes para os quais não foi convidado! MFL continua na senda de conquistar as “Piquenas” & Médias empresas com um sem fim de medidas, algumas delas contra outras da sua autoria.
A polémica decisão da CGD afinal foi tomada a pensar na estabilidade da CIMPOR e em prol da própria instituição bancária, apesar de beneficiar principescamente o Sr. Manuel Fino.
Dias Loureiro leva já umas boas semanas a ler a imprensa para preparar a sua intervenção na AR, não vá ele se esquecer de algo mais que tenha já sido, gentilmente, recordado pelos Media.
O Presidente da Republica reage frente à situação incrédulo, como se de um marido traído em negação se tratasse.
O FreePort parece ter empatado com o BPN, resta-nos aguardar pelo gol average.
Sócrates leva o oportunismo a terrenos inóspitos convidando Chávez a assistir ao Congresso do PS.
Arriscar perder 5.000€ para obter Milhões afinal é mesmo um negocio da China cá em Portugal!!
O Sporting faz jus à sua natureza, é um club “chic” porreiro mas não passa disso mesmo.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Peneira publicitária

"Ministério Público proíbe sátira ao Magalhães no Carnaval de Torres Vedras"
Julgo isto não passa de um golpe publicitário dos fanfarrões de Torres, alias, não encontro outra explicação para tamanho absurdo. Se porventura se confirmasse a noticia, assistiríamos ao rolar de cabeças pela escadaria da Rua da Escola Politécnica. Aposto que a principal atracção do Carnaval será o Magalhães!!
Actualização:
1-Se o problema for a referencia a "mulheres nuas" sugiro que alterem para "mulheres peladas".
2-Afinal a censura do Ministério Público não visou o menino dos olhos do 1º Ministro mas sim as afrontas à moral e pudor dos concidadãos. O Correio da Manhã deve estar sériamente preocupado com a sua secção de anuncios e classificados, não vá ser higienizada pela Justiça!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Centrão Não!

Não posso dizer que tenha ficado surpreendido com o afastamento da possibilidade de um pacto de regime com o PSD para o combate à actual crise económica e financeira. Mas confesso que esse cenário não me agradaria. O PS e PSD são hoje partidos que dificilmente se diferenciam um do outro e que, envergonhados da ideologia e secos pelo pragmatismo da modernidade, fingem ser uma alternativa quando na prática mais parecem gémeos adeptos de clubes distintos.
O país padece há demasiado tempo do compadrio que se instalou no centro politico nacional e que tem consumido toda a credibilidade à classe politica. É hoje imperativo para a sociedade que os partidos regressem aos seus ideais e densifiquem o espectro político com os seus princípios e valores identitários.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Esta é boca da reacção

"Jardim corta no emprego para estrangeiros"
Gostaria de saber o que pensa Passos de Coelho, perdão..! Manuela Ferreira Leite a esse respeito.

O Prelado de Mário Crespo



"Duas propostas que em comum têm a ausência de vida. A união desejada por Sócrates, por muitas voltas que se lhe dê, é biologicamente estéril. A eutanásia preconizada por Almeida Santos é uma proposta de morte."
"Sócrates e Santos não querem discutir meios de cuidar da vida (que era o que se impunha nesta crise). Propõem a ausência de vida num lado e processos de acabar com ela noutro. Assustador, este Mundo politicamente correcto, mas vazio de existência, que o presidente e o secretário-geral do Partido Socialista querem pôr à consideração de Portugal. Um sombrio universo em que se destrói a identidade específica do único mecanismo na sociedade organizada que protege a procriação, e se institui a legalidade da destruição da vida...."

Afinal de contas o ódio de estimação que Mário Crespo têm pelo PS apenas é superado pela sua evidente afinidade pelas causas da Opus-Dei!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Até que a morte nos separe!

Aproveito o comentário do estimado MFerrer do Homem ao Mar, para esclarecer alguns equívocos relativamente às minhas posições sobre a situação politica na Venezuela:

MFerrer tem razão quando diz que estou preocupado, a minha preocupação tem já 10 anos e começou com a chegada ao poder de Hugo Chávez.
Já escrevi algumas coisas neste blog a esse respeito e nunca me referi à falta de legalidade dos inúmeros processos eleitorais a que se submeteu Chávez, contudo, a minha preocupação prende-se mais com a sua legitimidade (ou falta dela) no exercício do poder. Que fique claro que a minha afinidade com o PP Europeu, Espanhol ou Português é equidistante com a do partido do Sr. Chávez e com o PCP Português.
Comparar o sistema político actual Venezuelano com outros, nomeadamente o Britânico, não passa afinal de um mero formalismo delirante, tendo em conta os variadíssimos exemplos que a história já nos deu a esse respeito. Afinal a democracia não se esgota com os votos, pelo contrário, a sua vigência é desafiada com o exercício diário do poder e nesse capítulo julgo existirem muitas e legitimas razões para preocupação.

Ditadura democrática

Venezuela é hoje oficialmente o único país que escolhe livremente viver em Ditatura!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Quem se mete com ele leva!!

Expulsado Luis Herrero
by noticias24


“¡Qué grosero! Trajo una ametralladora de mentiras para dispararle a todo el pueblo, al CNE. Prendió el ventilador de excrementos. Nuestro país es como todos los países del mundo. Merece respeto”, agregó Chávez."

É sempre bom ver alguém deste calibre querer ficar no poder até 2049. Pobre Venezuela...!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

À procura do Grail das Medidas

É recorrente ver a oposição desdenhar indiscriminadamente as medidas do Governo, sempre com o argumento de que não é a medida mais importante...que há assuntos mais sérios e prementes! É caso para perguntar: Faça Vexa o favor de anunciar qual é a medida milagrosa, a mais reveladora e importante, aquela que mudará os destinos deste País para sempre...?!

Esta é boca da reacção

O que seria deste País se a generalidade das pessoas fossem tão condescendentes e esperançadas com a politica como o são com a Selecção Nacional?!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Uma espécie de cooperativa de votos

«Igreja pode apelar ao voto contra partidos que apoiam casamento entre homossexuais»
Seguramente que não será espectável que nas próximas décadas a Igreja venha sequer a considerar a questão, sobre tudo tendo em conta que até a utilização de métodos contraceptivos é ainda Tabu no seio da Igreja Católica. Compreendo que este assunto, como muitos outros, seja fracturante para qualquer Sociedade, logo, por maioria de razão, deve ser tratado com elevação e respeito por todos.
Como reagiria a Igreja Católica se os partidos apelassem ao boicote à Missa Dominical?!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mario de Nostradamus Crespo

Aceitei o desafio que me lançou um querido e estimado amigo do Viela do Fado e vou colocar o artigo de Mário Crespo no Blog.



Está bem... façamos de conta
Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.
Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média. Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação. Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal. Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus. Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso. Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos.
.
Notas do Plagiador:
Mário Crespo foi feliz ao conseguir agregar num único texto um sem fim de questões que, por variadíssimas razões, não foram ainda devidamente esclarecidas para o comum dos mortais, seja pela sua natureza, complexidade ou mesmo porque simplesmente não tem resposta porque partem de falsas premissas. Contudo, há uma delas que me desperta especial interesse, a pretensa conversa telefónica do ministro (cargo referido minusculamente pelo autor) da Presidência Pedro Silva Pereira. Ora vejamos, assumindo que os factos são fiáveis, vou ser atrevidote e pedir emprestado o estilo de Mário Crespo para dizer o seguinte:
Façamos de conta que Silva Pereira foi sempre um entrevistado fácil e complacente com Mário Crespo e que a entrevista sobre o Freeport lhe correu de feição. Façamos de conta que o teor das conversas no âmbito do exercício do jornalismo não são tendencialmente confidenciais e que não é normal que um Ministro queira ser tratado sem confianças pessoais. Façamos de conta que Mário Crespo divulgou o teor do telefonema com Ministro logo no inicio da entrevista, enfim, façamos de conta que Mário Crespo acredita em tudo aquilo que escreve nesta peça e façamos de conta de que ele não desejaria que todas as "suspeitas" que pairam sobre este Governo fossem confirmadas, de preferência num qualquer canal da concorrência pelas 9:00PM.

Serviço Cívico



Foi-me pedido que o ajudasse a divulgar, aqui fica.
A partir de 15 de Fevereiro a circulação na Baixa Lisboeta vai sofrer condicionamentos e alterações devido às obras no Terreiro do Paço. Aqui fica o vídeo onde o Presidente António Costa explica as razões da obra que inevitavelmente causará transtornos na mobilidade alfacinha.

Prémio e Desafio

Na sequência do gentil prémio e desafio lançado pelo Ricardo Cataluna, aqui ficam os 6 factos aleatórios sobre o autor deste blog e o desafio a outros 6 (venham as criticas do 1% erudito).

Factos:
1 - Sou um News Junkie, chego por vezes a ver 2 e 3 vezes a mesma grelha da SicNot.
2 - Não troco uma boa companhia num tasco por um compromisso no Tavares Rico e nunca perco as festas dos santos populares.
3 – Trocaria a televisão pela internet.
4 - Abomino as pessoas que enfermam de “Euismo”.
5 - Sou bastante menos sério do que a maioria das pessoas pensa no 1º contacto.
6 - Confesso que admiro o jornalismo político, é como ser pago por fazer aquilo que se faria na mesma por puro prazer (um destes dias ainda me inscrevo em jornalismo).

Passo a palavra a:
O Jumento, Activismo do Sofá, Delito de Opinião, Direito de Opinião, Homem ao Mar, PALAVROSSAVRVS REX

O Homem do talho


O Sr. Manuel tem um talho, durante anos vendeu carne de 3ª a preço de 1ª o que lhe deu lucros fantásticos, comprou casa nova, trocou de carro e viveu uma vida regalada, cheia de luxos e extravagancias . Um belo dia, a clientela descobriu que afinal a carne não tinha a qualidade pretendida e era afinal carne de 3ª. O talho viu assim toda a clientela habitual desaparecer de um dia para o outro, estava agora em apuros, não tinha sequer dinheiro para comprar a carne para o seu estabelecimento. Perante esse cenário o dono do supermercado resolve lançar um apelo a todos os seus clientes. Comprem gordura a preço de lombo para ajudar o Sr.Manuel!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Os Burros fomos nós!

Parece que os Burros são mesmo nós. Ouvi a comunicação que enviou Scolari para a imprensa após ter sido despedido: «Agradeço a oportunidade de ter trabalhado no Chelsea e no futebol inglês. Foi uma experiência muito valiosa. Lamento que a convivência com todos não tenha sido duradoura» Recordo-me ainda do tempo em que o irascível Scolari se lançava como gato a bofe a qualquer jornalista ou comentador que o ousa-se questionar sobre qualquer aspecto relacionado com a sua actividade. Tenho de admitir que Scolari tinha razão quando nos interrogava «E o Burro sou eu?!» Burros foram todos aqueles que contribuíram para que Scolari gozasse de um estatuto que nunca deveria ter tido por cá!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mamar num Bode!!

Ricardo Salgado, presidente do BES, disse "Banca pode precisar de mais apoio do Estado".
Revela o Banco de Portugal "Os bancos portugueses estão a cobrar mais pelos empréstimos às empresas e às famílas. De acordo com um relatório divulgado hoje pelo Banco de Portugal, os 'spreads' praticados estão a ser mais elevados, reflectindo o aumento do risco percebido pela banca e a sua maior dificuldade de financiamento. As expectativas de continuação do agravamento desta restritividade, pelo menos, até Março."

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Nababo do PS

Ouvi as ameaças de Manuel Alegre proferidas hoje contra o Ministro Santos e Silva, chegando inclusive a referir uma suposta promessa de emprego por parte de António Costa para o filho deste na CM. Independentemente do estilo rude e excessivo do Ministro de assuntos parlamentares, Manuel Alegre recorda-me aqueles velhos com titulo de Nobreza que, quer seja pela força do circunstancialismo quer mesmo pela antiguidade, reclamam para si um pedaço das Cortes. Não passam afinal de figurinos aos quais ninguém parece querer levar a sério!

Nota: Neste caso, à semelhança do que sucedia com os Nababos no Império Mogol, apenas lhe falta tornar-se independente do império.

Ricas vitimas!!

AQUI está a lista dos clientes que foram "vitimas" de Bernard Madoff. Para quando uma lista dos clientes do BPP?! Já agora publicar uma tabela com a distribuição de dividendos por accionista nos últimos 5 anos..?!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Prós & Contras

Não concordei com o ruído que se instalou à volta deste caso, sobre tudo pela forma insidiosa com que tem sido tratado pelos média. Agora, após terem sido ditas as maiores barbaridades e calunias com base na violação do segredo de justiça e em alegados factos sem direito a réplica!Prefiro que o assunto se discuta abertamente num ambiente de debate televisivo!
Até porque depois de ter assistido a 2h de CR7, não me parece que o assunto hoje discutido nos Prós & Contras tenha necessariamente descido de nível, apesar de existir quem goste de ver o assunto escarrapachado nos títulos dos jornais revelando fetich para franco-atirador.

Tattoos



Criar emprego para combater o desemprego...

É bem sabido que o desemprego é o nosso mais flagelo (depois do Freeport, claro está!) mas esta medida é no mínimo um pouco rebuscada!

Chavez abandona o poder ..... aos 95 anos!!


Chegará o dia em que assistiremos à queda sem gloria de Hugo Chavez, que, após uma década no poder, ficará seguramente na historia como uma das personagens mais negras e que mais contribuiu para o retrocesso de um dos Países com maior tradição democrática na região.
A cada cochino llega su Sabado!! (proverbio Venezuelano)