quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Que o melhor deste ano seja o pior do que vem!

Sinceros votos de que o ano que vem não seja tão mau como muitos dizem poder ser.
Boas entradas para todos os que por aqui tem a gentileza de passar!!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Mensagem de Belem II

Há quem surja já freneticamente entusiasmado com a possibilidade do fim da cooperação institucional entre o Governo e o Presidente (mesmo aqueles que, por 2 vezes, votaram a favor do diploma e agora se abstiveram, apesar de o criticarem ferozmente). A confirmar-se o conflito institucional, e que se traduziria numa espécie de guerra fria e oposicionista ao governo, estaríamos, então, perante um caso de extrema gravidade! Seria a assunção de que a Presidência da Republica e o seu relacionamento com os restantes órgãos de soberania pode ser submetido a uma espécie de Vendeta Presidencial. Ora, se assim fosse teríamos todos que reequacionar o papel de Cavaco Silva... !

Mensagem de Belem (não, não é o menino)

Sem querer entrar nos aspectos jurídicos controversos do Estatuto dos Açores, não posso deixar de sublinhar que a questão do veto, re-veto e sucessivos alertas de Belém, já provoca algum constrangimento na generalidade da população. Cavaco Silva, demonstra, uma vez mais, que não está confortável no cargo, apesar da inocuidade que caracteriza o lugar. Falar quando não deve e o seu contrário tem sido uma constante em Belém. A "Magistratura Presidencial" parece estar a esvair-se aos poucos!
Temo que, mais uma vez, o País ficará sem compreender o seu Presidente, venham os eruditos de ofício traduzir a decifrada linguagem de Belém.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Marketing em tempos de crise


A Banca tem feito uma triste figura com as novas campanhas de Mkt da era bail-out.
O "Solid has a Rock" do Santander é tão ridículo que faz lembrar aquelas raparigas que apregoam tanto a sua pureza que ninguém acredita nelas!
O Millenium BCP quer tentar transformar um barco de Piratas numa nau de benfeitores honestos e aventureiros!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Já é oficial, chegou o Natal!

A todos os que por aqui passam: os meus sinceros votos de saúde, + saúde, prosperidade e uma nesga de sorte que o resto chega sozinho!!
Um Abraço!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Inexplicávelmente absurdo

Não existem motivos que possam justificar a inclusão da norma do Código do Trabalho que alargava de 90 para 180 dias a duração do período experimental, a não ser fazer o frete ao patronato. Esteve francamente mal o Governo, é caso para dizer, não havia necessidade!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Entre bombeiros não se pisam as mangueiras

Gobierno de Chávez expresa “todo su apoyo” a Robert Mugabe
Venezuela expresó “todo su apoyo al gobierno independiente de Zimbabue” y manifestó “su enérgico rechazo” por la supuesta utilización que factores externos hacen de la emergencia sanitaria que azota a ese país, señaló la Cancillería en un comunicado este jueves.
Actualização:
Chávez reitera "Yo me quedo" 21/12/2008

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Não há jantares gratis

«Manuel Alegre esteve ausente no jantar de Natal do Grupo Parlamentar do PS, alegando motivos de doença.»

Quando toda a bancada parlamentar do PS se levanta no momento da votação, ele fica sentado - Se alguma medida do governo é questionada pela oposição (sobre tudo à esquerda do PS), e todo o partido se une em defesa da mesma, Manuel Alegre corre para os media a denunciar a falta de "esquerdismo" por parte do Governo - Se o governo afirma que o lugar natural de Manuel Alegre é no PS, rapidamente diz que não se revê neste partido e que poderá avançar para um projecto uni pessoal - Quando surgem algumas vozes mais criticas dentro do PS, Instala-se a indignação e reclama para si o estatuto de fundador e "autêntico" militante do partido contra os "novos" oportunistas e falsos socialistas. É caso para dizer, Manuel Alegre só está bem quando está mal!

Um verdadeiro Case-Study

«Filha do Presidente de Angola compra quase 10 por cento do BPI»

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A justa medida...

Pedro Passos Coelho é uma figura que desperta interesse e até empatia no eleitorado, talvez seja pela imagem jovem e simpática, coisa que nos dias que correm escasseia e muito na política. Hoje na entrevista com Mário Crespo na SicNoticias, conseguiu lançar uma dúzia de ideias articuladas e bem elaboradas, o problema surge imediatamente quando nos apercebemos que elas não encaixam umas nas outra, como se de peças de puzzles diferentes se tratasse. Não pareciam vir do mesmo interlocutor «Excessivo peso do Estado na economia - Saudável intervenção de resgate no sistema financeiro - Excesso de dívida pública e privada». A Passos Coelho só lhe falta encontrar o equilíbrio entre a jovialidade e a consistência no discurso.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sequestro na Santana à Lapa


A candidatura de Pedro Santana Lopes à CML encerra definitivamente o paradigma da reabilitação do PSD, que visava, mais do que construir uma verdadeira alternativa governamental, repor a credibilidade e doutrina que havia sido tão maltratada pelos seus anteriores lideres. Manuela Ferreira Leite assume, com esta nomeação, a sua incapacidade de cumprir a sua principal missão no partido.
Refém do poder instalado, o seu mandato ficará marcado pelo fim dos barões, das elites e o fracasso na procura da tão almejada "reserva moral". O PSD é hoje, sob a sua liderança, o mesmo partido contra o qual tanto combateu e criticou.

Vinil Riscado!

Eu ...esquerda ....blá blá ...esquerda, congregação ...blá blá ...da esquerda ...blá, blá blá ...esquerda verdadeira .... Eu ...esquerda ...blá blá ....eu...mais de um milhão de votos ....blá blá ...ideais, Eu PS...Grécia...movimentos ...blá blá ...decisão adiada ...blá blá ...Eu, Eu e a esquerda ...o meu contributo ...blá blá ...papel do estado ...eu ...blá blá... «publicidade» uuff..
Isto já parece o best of Manuel Alegre!

Ainda por cima é educadinho

«Sócrates pede aos bancos que emprestem mais dinheiro às empresas»
...esqueceu-se foi das famílias!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Sapateiro!

É caso para dizer o homem a estava a pedi-las!

Destro pragmatismo vs Sinistra vaidade

À direita, o objectivo de alcançar o poder é suficiente para dissipar quaisquer desencontros ideológicos (recente coligação PSD – CDS/PP). Nos partidos de esquerda, a possibilidade de alcançar o poder provoca um bloqueio inultrapassável, desencadeado pela impraticabilidade na aplicação de verdadeiras politicas de governo, em contraste com aquelas defendidas na oposição (o Zé do BE). Estamos, então, perante uma questão intrínseca aos partidos de esquerda esquerdas.
Não admira, portanto, que na Europa os governos de esquerda estejam condenados a governar por períodos breves e permanentemente fragilizados pela polarização à sua esquerda (formação do novo partido dissidente do PS-França). Manuel Alegre faz jus à essa teoria.
Após ter tentado, sem êxito, ocupar o cargo de Secretário-geral do PS e a Magistratura de Belém, apenas lhe resta lutar contra o seu próprio partido, mesmo que isso favoreça claramente o PSD. Manuel Alegre, junta-se assim aos que não querem governar e preferem conquistar protagonismo. Veremos agora as "esquerdas" a desferir inclementes ataques contra o PS e o Governo que terminaram, muito provavelmente, com a perca da maioria absoluta do PS, cujo troféu será reclamado com sofreguidão por todos (PCP, BE, “Manuel Alegre”, PSD e CDS-PP).
Não admira, por isso, que o Pragmatismo da Direita aproveite a Vaidade da Esquerda!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Outras leituras

Mário Nogueira, sindicalista no Jumento (afinal parece que não sou o único "boy" do PS)

Semelhanças e diferenças entre o BE e o PCP no Macroscopio

Carta aberta aos Sres Professores... no Homem ao Mar

Líderes europeus, grandes democratas no Direito de Opinião

Cada vez mais longe da realidade na 4R - Quarta República

Editora por um dia no E Deus Criou a Mulher

Pensar o impensável no ...bl-g- -x-st-

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Urticária crônica

Parece ter-se instalado um fundamentalismo em determinados sectores que não parecem estar dispostos a sair das suas trincheiras. A este respeito vou desfazer alguns equívocos. Nunca afirmei que o modelo proposto não tinha as suas falhas, aliás, ninguém no seu perfeito juízo poderia desconhecer que todos os modelos de avaliação os têm. Insinuar que aqueles que, em determinado momento possam concordar com a posição do Governo devem ser automaticamente catalogados como boys do PS ou alienados mentais é redutor e intelectualmente desonesto. Tampouco seria correcto inferir que todos os que se opõem a este modelo de avaliação são todos sindicalistas de ofício ou malandros que não querem ser avaliados. Não duvido, alias nunca duvidei, que existe legitimidade de parte e parte nas posições assumidas, apenas parece faltar boa fé e algum discernimento por parte de alguns actores neste complicado processo.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Só peca por tardia...

«José Sócrates: avaliação de professores é para manter » Há já algum tempo que não se vislumbrava uma solução concertada com os sindicatos / professores, apesar das cambalhotas e malabarismos da Sr. Ministra. Após terem sido dados todos os sinais de flexibilidade por parte do Ministério sem obter qualquer sinal de razoabilidade da contraparte, chegou o momento de desfazer qualquer equivoco na firmeza e determinação que caracteriza o Governo. Esteve bem José Sócrates em deter um processo que já ganhava contornos deprimentes e humilhantes para a Ministra e os Sec. de Estado em causa.

Parlamentarismo Bipolar

Guilherme Silva (o Justiceiro):
Ausência de deputados nas votações é "inaceitável"
Hoje, Guilherme Silva revelou-se indignado com as faltas dos deputados, adiantando que não há nada que "justifique a irresponsabilidade de uma ausência e de uma ausência num momento relevante".
.
Guilherme Silva (o Porreiro):
.
É desta maneira, quase infantil, que o PSD desperdiça todas as oportunidades que se lhe apresentam de "lavar a cara" perante o País e o seu eleitorado. No mesmo dia diz-se uma coisa e o seu contrário, é caso para dizer, no partido deveriam submeter-se todos à disciplina do voto de silêncio.

A verdadeira vocação de serviço!

Me siento obligado a gobernar por lo menos 10 años más”, disse Hugo Chávez na sua alocução dominical.
Em Portugal, os Governantes raramente terminam os seus mandatos ao contrário do que sucede com alguns países da América Latina onde a dificuldade está em tirá-los de lá! Gostaria de ouvir a opinião do PCP a respeito da possibilidade de aplicar essa formula ao governo de Sócrates.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Conselho Nacional extraordinário do PSD!

PSD agenda reunião do Conselho Nacional
«No Barómetro efectuado pela Eurosondagem para a Renascença, SIC e “Expresso”, os social-democratas desceram em Novembro 2,1% nas intenções de voto, permitindo desta forma que o PS alargasse a sua vantagem.Ao que a Renascença apurou, o conselho nacional de 16 deste mês vai apenas analisar a actual situação do partido. O órgão máximo do partido entre Congressos representa as diferentes sensibilidades dentro do PSD e é o local por excelência para o debate de ideias.É justamente para esta reunião que Pedro Passos Coelho remete todos os seus comentários à sondagem que coloca o PSD a 12 pontos dos socialistas nas intenções de votos dos portugueses. Descontentes com os números, os militantes querem explicações sobre os silêncios de Manuela Ferreira Leite, sobre as gafes e o afastamento de um dos elementos da sua direcção, numa altura em que se multiplicam os rumores de que a estrutura interna do partido se está a fragmentar, bem como o seu núcleo duro. Com 2009 à porta e quatro eleições marcadas, Manuela Ferreira Leite parece estar “entre a espada e a parede”.»

Será que alguém vai fazer a rodagem do carro este ano? Aceitam-se apostas!

E o respeito pela independência dos órgãos de soberania, que?!

"Cavaco Silva apela aos deputados para reflectirem bem antes da nova votação, no dia 19, do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, vetado por Belém. O recado é para a maioria socialista que promete aprovar o diploma sem alterações, apesar de algumas resistências internas. O Presidente da República diz que só voltará a falar sobre o assunto depois da votação no próximo dia 19."

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A esfregar as mãos de contente...!

Já muito foi dito sobre a crise em que mergulhou a Educação no nosso País. À Ministra já não resta uma pinga de dignidade, pois já a entregou aos seus adversários. Os Sindicatos, só parecem estar dispostos a parar quando tiverem o escalpe da Srª na mão e a garantia de que mais ninguém ousará repetir a façanha nos tempos vindouros; na certeza porém, que se tal acontecer não se vislumbrará qualquer possíbilidade de reformar o ensino nos próximos 10 anos.
Mas o que mais me inquieta e que não tem sido objecto de análise, são as consequências que este lamentável conflito vai ter no ensino público. Uma coisa parece ser certa, muitos pais, após terem assistido à exposição da realidade do ensino público, irão seguramente ponderar a possibilidade de enviar os seus filhos para o ensino privado em detrimento da escola pública.

Chavez "El Rey"

“el pueblo se acostumbra a obedecerle y él se acostumbra a mandarlo"
Simon Bolívar sobre os perigos de um individuo permanecer no poder. (Discurso de Angostura el 19 de febrero de 1819).

"Aquí estamos en una situación en donde no es un hombre el que manda y un pueblo el que obedece, es al revés (…) Yo siempre obedeceré al pueblo”
Chavez justifica a sua persistencia en aprovar a sua reeleição indefinida, agora através da via parlamentar, apesar de ter sido rejeitada por Referendo há apenas 1 ano.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Speechless...




Inédito foi ver Odete Santos e Guilherme Silva a dançar o valse no "frente a frente" na SIC-Noticias contra a Ministra da Educação. Odete remata dizendo "Eu sou feia mas a sr. Ministra tem umas trombas...!" Guilherme Silva e Mário Crespo riram deliciados sem conseguir dissimular o seu agrado.

Há personagens que superam claramente a ficção!

Caius Julius Caesar

Bastam uns dias fora do País para recuperarmos a nossa capacidade de assombro.
  1. Afinal as grandes fortunas nacionais são um bem a preservar.
  2. Os professores continuam irredutíveis na sua luta em manter o status quo da classe.
  3. O BE assume que não é geneticamente compatível com o exercício do poder.
  4. MFL e o PSD mantém a esperança de se atribuírem a eventual perca da maioria do Partido Socialista (ainda que a ameaça venha da esquerda e não da direita).
  5. O PCP continua, inexplicavelmente, a sobreviver numa espécie de RTP memória.
  6. Na Madeira a obscenidade é tanta que é o próprio PSD que decide censurar o Parlamento.
Citando Caius Julius Caesar (100-44 AC) "Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar."