terça-feira, 17 de agosto de 2010

Quo Vadis?

A reentre política Algarvia de Pedro Passos Coelho teve como único objectivo tentar realinhar a sua campanha após o monumental tiro no pé que foi a sua "proposta" de revisão constitucional, na qual prometeu uma espécie de dieta social vs uma iniciativa privada (ainda) mais alimentada pelo Estado. O Estado receberia menos impostos do sector privado e ainda por cima renunciaria de algumas das suas competências e actividades nucleares, como são a Educação e a Saúde. Curiosamente são duas das áreas em que o sector privado mais tem investido nos últimos anos. A reacção da população não se fez esperar e as sondagens comprovaram isso mesmo.
Estamos perante numa tentativa pouco elaborada de marcar a agenda política e recentrar o posicionamento do PSD, Passos Coelho dispara em todas as direcções, acusando o PS de ser o principal responsável da profunda crise da justiça, chegando inclusive a acusar o governo de influenciar e manipular o poder judicial. Se bem me recordo um dos princípios basilares no qual assenta o nosso sistema democrático é o princípio de independência de poderes. Acresce que a última "reforma" do poder judicial resultou de um pacto entre o PS e o PSD. Não satisfeito com a acusação de que o governo estaria a defraudar um dos preceitos mais sagrados da nossa constituição, que resultaria inevitavelmente numa dissolução do parlamento, Passos Coelho ameaça inviabilizar o próximo orçamento reiterando e reforçando velhas exigências de forma irresponsável e leviana.
Passos Coelho deseja criar artificialmente uma crise sobre uma matéria que já havia sido debatida entre ambos os partidos e sobre a qual deverá existir dialogo e cooperação no decorrer da elaboração do próximo orçamento.
É evidente o desconforto que denuncia o líder do PSD e candidato a 1º ministro , umas vezes temos um menino liberal-light, responsável, doce e simpático e outras um destemido reformista ultraliberal. Não tenho qualquer preferência entre ambos os figurinos mas julgo que todos esperaríamos um pouco mais de coerência por parte de que nos pretende liderar.

Sem comentários: