sexta-feira, 6 de agosto de 2010

BPN - Bancas, Porque Não?!

Resulta difícil, até confuso, tentar acompanhar os últimos acontecimentos que tem ocupado o espaço mediático. Não me alongo sequer no triste espectáculo da autoria da mais ilustre parelha de Bandalhos do Ministério Público, que acreditaram que o povinho estaria em pulgas para conhecer o seu estado de alma sobre o caso FreePort.
Mas, deveras o que mais me inquietou foi o anúncio por parte do governo da venda da rede de agências do BPN pelo montante mínimo de 180 Milhões (escrevo milhões porque habitualmente não é palavra que utilize muito e dá-me certo gozo!).
Pois bem, apesar de não ser um conhecedor do complexo mundo das finanças, julgo, se a memória não me falha, de ter ouvido algures que o custo da operação de nacionalização do BPN ter atingido a módica quantia de 2.000 Milhões de Euros ao erário público. Imaginando que algum demente pagaria 500 Milhões de euros, ficariamos ainda com um buraco de 1.500 Milhões. Retrocedamos um pouco, o argumento que fora utilizado ad-nauseam para justificar essa operação de resgate, foi a necessidade de salvar o sistema financeiro nacional (leia-se Banca Privada, pois a Banca pública nunca enfrentou o cenário de insolvência).
Assim foi, temos hoje uma Banca desestressada, segundo os mais recentes testes europeus, e com lucros bastante simpáticos, atendendo à conjectura de crise nacional e internacional, apesar de assumir sem qualquer pudor a sua resistência em emprestar dinheiro em situações de risco e praticando spreads muitas vezes ofensivos.
Cada vez que se ouve falar na crise financeira e nas ajudas do Estado, resulta inevitável ficar com um sabor amargo (como quando tocamos com a língua numa pilha AA) de que alguém saiu bem tosquiado nesta operação.

Sem comentários: