terça-feira, 12 de maio de 2009

Uma sociedade de vitimas e vitimários


Independentemente da "bondade" destas declarações, é difícil, em bom rigor, discordar com as mesmas, sobre tudo depois de ouvir a Elena Roseta ontem no frente a frente da SICNOT a afirmar, vezes sem conta, que a culpa de cada assalto, trafico de droga, multibanco ou bomba de gasolina assaltada a mão armada é de todos, menos daqueles que cometem os crimes.
Chegou mesmo a afirmar que o combate ao tráfego deveria passar pelas rusgas à residência dos ricos que compram a droga e não apenas pelos bairros onde se trafica.
Afirmar que a crise económica é uma das principais causas do aumente de este tipo de criminalidade equivale a dizer que um individuo que assalta multibanco, carjacking ou trafica droga, não o faria se tivesse um emprego das 9:00am às 6:00pm, pagar a renda, transportes públicos com um salário de 500€ mensais.
É verdade que acabar com bairros de lata e atribuir habitações condignas aos seus moradores, atribuir-lhes subsídios, educação gratuita às crianças, equipamentos sociais entre outros benefícios não é a única forma de acabar com a exclusão social, mas convenhamos....Ajuda e muito!
Ser de esquerda não é desculpabilizar o crime e converter um qualquer acontecimento em mais uma oportunidade de atacar às politicas direita, ao capitalismo selvagem etc. Há fenómenos que simplesmente existem e continuaram a existir, independentemente das medidas que os Governos possam aplicar para as combater. O tráfego de droga, crime organizado, prostituição e o vandalismo são exemplo disso mesmo.

4 comentários:

António de Almeida disse...

Em relação ao combate ao tráfico a solução passaria a meu ver pela liberalização do consumo e venda de drogas, as farmacêuticas tomariam conta do negócio, pelo qual pagariam impostos, garantindo a venda do produto com um mínimo de qualidade, e não falsificado como frequentemente acontece. Daria para um post. A criminalidade é outra questão, deve ser enfrentada, nomeadamente com o internamento compulsivo mas sem criminalização, aqui entro em divergência com boa parte da Direita, dos delinquentes jovens, o que lhes oferecia uma possibilidade de reinserção na sociedade. Claro que teriamos depois que ver as condições das instituições de internamento. O resto tem de ser com penas de prisão, não foram pessoas acabadas de ficar no desemprego, que andam aos tiros à polícia, ou praticando assaltos à mão armada.

Tiago R. disse...

Dizer só que são "jovens incompreendidos pela sociedade" é, de facto simplismo e distanciamento da realidade.

Agora, é de facto necessário ir às causas profundas destes problemas que não se resolvem simplesmente com repressão. Como, aliás, a França amargamente aprendeu!

Planetas - Bruno disse...

Caro Tiago,
Eis finalmente um ponto de concordância!
A repressão não resolve as causas, funciona como um garrote que pára uma hemorragia.

Planetas - Bruno disse...

Caro António o assunto das drogas dará seguramente uma boa matéria...!