quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

No presente com uma visão de futuro no passado


Nunca pensei que fosse possível, mas as denúncias mais contundentes e destemidas contra as políticas do actual governo não vêm do PS, mas sim do PCP e até do BE (diga-se, em abono da verdade, co-responsáveis pela eleição do actual governo). A nossa legislação Laboral foi revista 4 vezes nos últimos anos e todas as alterações visaram, em nome da melhoria da nossa competitividade da nossa economia, uma redução progressiva e significativa dos direitos dos trabalhadores. Os argumentos nunca foram originais, uma e outra vez, o fim do excesso de rigidez e do garantismo existente no mercado laboral foi apontado como a panaceia para os problemas de competitividade da nossa economia. Pois bem, chegados aqui, nada mudou no que concerne à nossa competitividade, o mesmo não se poderá dizer relativamente ao equilíbrio das relações entre o capital o trabalho. A CGTP apresenta-se hoje como a única força sindical que legitimamente defende os direitos dos trabalhadores, uma vez que a UGT assinou a sua sentença de morte!
O retrocesso do país à década de 60 parece ser um objectivo inamovível deste governo, décadas de conquistas sociais resultado do esforço geracional, milhares de horas de negociações e de acordos colectivos de trabalho são olimpicamente ignorados e atirados para o lixo. Haverá alguém que acredite que estas alterações vão finalmente aumentar o emprego, agradar os “mercados” ou mesmo melhorar o desempenho da nossa economia? Eu não, mas provavelmente, com o passar dos anos, estou a ficar irremediàvelmente  contaminado” pelos ideais Marxistas…?!

1 comentário:

José Gonçalves Cravinho disse...

Pois o grande problema é que a Pulhice Humana não tem limites.
Os espertalhões,os velhacos,
os cínicos,os hipócritas,
os trafulhas das várias classes sociais,mas com destaque para a da Alta Burguesia que dá o exemplo à média e à pequena e até mesmo à Plebe,que sabiam como tirar o melhor partido da Ditadura clerical-fascista do Estado Novo, agora em liberdade e democracia e com o liberalismo em que cada um se amanha como pode,muito melhor sabem como tirar o melhor partido desta Situação.E àlém do mais,ÊLES estão a vingar-se do 25 d'Abril.
Mas,porém,todavia,contudo.....
Com populismo e demagogia,
muita mentira,verdade parece,
mas em liberdade e democracia,
o Povo tem o Governo que merece.