quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Política for dummies

O QUE FOI ...
"A ministra disse que não queria entrar "em guerra sobre dados". Mas referiu que Portugal tem actualmente pouco mais de 4,9 millhões de trabalhadores activos. Se três milhões fizessem greve, o país teria parado. "Todos pudemos observar que, com algumas excepções, o país não esteve parado", afirmou Helena André.
A ministra classificou a situação entre as empresas como “muito variável”, indicando que houve casos em que a adesão rondou os cinco por cento e outros em que se situou nos 90 por cento."

O QUE PODIA TER SIDO ...
"O Governo congratula-se com a forma cívica e ordeira como decorreu a greve geral. Apesar de obviamente não comungar do sentido de oportunidade desta iniciativa, o Governo não quer deixar de expressar a todos aqueles que, justamente, se sentem afectados pelas duras e excepcionais medidas que foram adoptadas para fazer face aos prementes desafios que enfrenta hoje o País, expressa a sua compreensão e solidariedade, aproveitando para reiterar o seu apela à sociedade em geral para que, através do dialogo e da cooperação, una esforços para que o País supere este momento difícil."

É confrangedor ver uma ex-sindicalista experiente que, por não ter sabido ler os sinais, acabou por desperdiçar uma oportunidade dourada para, de uma vez por todas, surpreender ao país com uma declaração mais franca e honesta sobre esta greve em particular, até porque nem todas as politicas de austeridade são assacadas directamente ao Governo. A Ministra escolheu evidentemente o caminho do discurso ortodoxo e polvorento que os governos adoptam face às greves, uma pena!

Sem comentários: