quarta-feira, 28 de abril de 2010

Velhos-abutres-do-novo-mundo

Assistir ao desfile de sabichões que há muito, em surdina, ansiavam pelo dia em que o País mergulharia numa tragédia Grega, é simplesmente repugnante. Sobre tudo porque insistem na teoria de que as recentes alterações no rating da dívida pública são consequência das más politicas do governo, ignorando o facto de estar em curso uma ignóbil campanha especulativa por parte daqueles que, há bem pouco tempo, classificavam a Lehman Brother e a economia Islandesa com AAA.
Incompreensível é também a atitude da Alemanha que, sabendo que a ajuda à Grécia será uma inevitabilidade, opta por adiar o inadiável com consequências bastante mais perniciosas para a zona Euro. Dizem os “entendidos” que o próximo alvo será a Espanha. Ou muito me engano ou a resposta aos ataques especulativos será incomparavelmente mais acutilante e feroz do que aquela que Portugal tem dado.
Independentemente das medidas complementares que o governo possa tomar no combate ao deficit, não creio que as agências de rating e os mercados venham a alteras significativamente as classificações, pois tem ficado demonstrado que o seu funcionamento está longe de se pautar por critérios objectivos e isentos, longe disso!
Gostaria de ver alguns dos nossos brilhantes e notáveis economistas, dissertar sobre a recente actuação destas casas nas semanas que antecederam a crise financeira internacional, pois ao que parece há quem opte por lhes atribuir mais credibilidade que ao BCE e governos europeus!

Sem comentários: