segunda-feira, 8 de junho de 2009

"Sinistro" panorama eleitoral

Um valente balde de água fria foi o que o PS levou nestas eleições europeias, em contraste com todos os restantes partidos que, a julgar pelos seus discursos, parecem ter obtido o melhor resultado de sempre, ora vejamos:
PSD - É certo que as expectativas em torno a estas eleições estavam ao nível do carisma e credibilidade da sua líder, logo qualquer vantagem sobre o PS seria naturalmente um sinal do além para um renascer das cinzas (ainda fumegantes) do anterior governo de coligação PSD-PP.
PS - Claramente o derrotado da noite, sendo certo que a difícil conjuntura de crise (nacional e internacional) em nada contribuiu para evitar este resultado, também a escolha do candidato Vital Moreira (pouco talhado para o combate politico) aliada ao facto de o partido ter travado duas batalhas em simultâneo, por um lado lutar pelo voto e por outro defender-se dos ataques dos demais partidos não evitou que lhe fosse mostrado o cartão amarelo. O crescente distanciamento do PS/Governo com a população em geral poderá ter sido uma das principais causas destes resultados, um claro aviso à navegação!
Bloco de Esquerda - Provavelmente o verdadeiro vencedor da noite. Consegue obter uma votação de 10,73%, tendo conseguido capitalizar o grosso do voto castigo no PS. Assume assim uma posição de relevo que seguramente veio baralhar todos os cenários políticos nas próximas eleições.
CDU - Com a deserção do eleitorado do PS para os partidos de esquerda, apenas a fidelidade da sua militância escamoteou o fraco desempenho da CDU face à oportunidade que se lhe apresentou.
CDS/PP - Paulo Portas proclama-se novamente vencedor apesar de ter colocado seu partido como a quinta força politica nacional, atrás do BE e da CDU (nada de novo).
.
Ilusos aqueles que pretendam fazer uma leitura nacional (legislativas) destes resultados, e irresponsáveis os que nada queiram aprender com estes sinais.

Sem comentários: