sexta-feira, 26 de junho de 2009

O 5º poder, o poder da moral e da verdade

Não faltaram aqueles que venham clamar mais uma vitória da dupla Cavaco/MFL, que forçou o Governo a abortar o seu plano Maquiavélico de controlar novamente a TVI (a 1ªvez teria sido com a entrada da PRISA no grupo).
Estou em crer que há apenas um grande perdedor, o Presidente da Republica, quem parece ter perdido definitivamente a vergonha que se impõe no cargo que ocupa. Exigir esclarecimentos públicos sobre um possível negocio entre duas empresas privadas, como se de um assunto de estado de interesse relevante para a Nação se tratasse. Cavaco Silva ficará nos anais da nossa Historia como o Presidente que preferia comentar as novas aquisições futebolísticas e empresariais, em vez de velar pela institucionalidade e qualidade da nossa democracia (vide casos PND/Madeira, BPN/Dias Loureiro). As mais recentes declarações a respeito da existência de supostas sondagens que aparentemente contrariam a vontade expressa da maioria dos partidos da assembleia (excepção do PSD), relativamente às datas das eleições legislativas e autárquicas, parecem resultar de ocultas e extraordinárias capacidades extra-sensoriais de Cavaco Silva, até então desconhecidas.

Contudo a sua mais recente postura comporta elevados riscos para a qualidade da nossa democracia, com reflexos imediatos quer ao nível da figura do presidente quer na forma como decorreram as próximas campanhas eleitorais.

Sem comentários: