terça-feira, 9 de junho de 2009

Governo propõe solução para o BPP

Já pagamos impostos para tudo e mais alguma coisa...mas isto já seria demais!!

No entanto, aqui ficam algumas respostas:

O que vai acontecer aos clientes com depósitos no BPP?
Os clientes que têm dinheiro no BPP sob a forma de depósitos têm a garantia de receber o dinheiro de volta. No conselho de ministros, Teixeira dos Santos reiterou que os depósitos "estão protegidos nos termos da lei".
Qual é o montante que os depositantes podem receber?
Nos termos da lei, os clientes com dinheiro em depósitos no BPP podem recorrer ao Fundo de Garantia de Depósitos que assegura o reembolso de até 100 mil euros.
Os clientes podem mexer no seu dinheiro?
Não. Segundo estipulou o Banco de Portugal, e ainda não houve nenhuma determinação em contrário, os clientes do BPP estão impedidos de movimentar as suas contas, pelo menos, até 1 de Setembro.
Os produtos de retorno absoluto são considerados depósitos?
Não. Teixeira dos Santos deixou bem claro que no entendimento do Governo "os produtos financeiros de retorno absoluto não são depósitos".
Quais são as opções para os clientes com produtos de retorno absoluto?
Os clientes que tenham subscrito produtos de retorno absoluto podem, por um lado, exigir o resgate junto do BPP. Em alternativa, poderão transferir os seus títulos para uma nova sociedade que será criada com o objectivo de gerir os activos subjacentes aos produtos de retorno absoluto.
O Estado cobre as perdas em caso de resgate?
Não. Caso os clientes optem por resgatar o dinheiro junto do BPP, apenas terão direito a receber o actual valor de mercado dos títulos. Podem, no entanto, recorrer ao Sistema de Indemnização dos Investidores (SII).
Qual é o montante garantido pelo SII?
O Sistema de Indemnização dos Investidores só cobre 25 mil euros de perdas por titular. Ou seja, se a diferença entre a aplicação inicial e o actual valor de mercado dos títulos superar este montante, o cliente continuará a ter de suportar prejuízos.
O que acontece se optar por transferir o seu dinheiro para a nova sociedade?
Neste caso, o seu produto de retorno absoluto será trocado por um novo título, que será gerido por uma entidade autónoma, que terá como accionistas os principais bancos nacionais.
Como vão funcionar estes novos títulos?
Teixeira dos Santos explicou que os títulos que serão emitidos pela sociedade a criar poderão ser negociados no mercado e serão remunerados anualmente. Também poderão ser convertidos em ‘cash', mas o clientes, neste cenário, ficarão com o valor equivalente à avaliação que o mercado está a fazer do produto.
Os novos títulos vão ter alguma garantia?
Não. A nova entidade que vai gerir os títulos não ficará obrigada a prestar quaisquer garantias aos clientes. "Se houver algum diferencial entre a aplicação [inicial] e o valor dos produtos, quem deve responder são os accionistas do banco", disse Teixeira dos Santos.
Quantos clientes têm produtos de retorno absoluto?
Segundo as indicações do ministro das Finanças, são cerca de 1.800 clientes com produtos de retorno absoluto ou com garantia de capital.
O que vai acontecer ao BPP?
O Estado já disse que não irá injectar dinheiro no banco através do programa de recapitalização. A viabilidade do BPP fica assim entrega à Privado Holding, a accionista do banco. (aqui)

Sem comentários: