terça-feira, 4 de novembro de 2008

Inquéritos à moda Constâncio

Ainda pouco se sabe sobre a intervenção do Governo no BPN, mas há muito que se sabia que os destinos do Banco não eram famosos, fica agora claro que o Governador Constâncio não vê um porta-aviões nem que esteja mesmo à sua frente, como já tinha sucedido com o MBCP.
Não me parece líquido que a intervenção no BPN seja uma medida que vise preservar o interesse nacional, sobretudo pelo facto de se tratar de uma situação originada por uma gestão criminosa com contornos Mafiosos e não propriamente pela crise financeira internacional.
Das competências do BdP “Acompanhar a actividade das instituições supervisionadas, vigiar a observância das normas que disciplinam essa actividade, emitir recomendações para que sejam sanadas as irregularidades detectadas, sancionar as infracções praticadas e tomar providências extraordinárias de saneamento.” Ora bola, dizer que estas operações só foram do conhecimento do BdP agora porque até aí as informações pedidas tinham sido vedadas pelas anteriores administrações do banco, é o reconhecimento expresso de que o organismo não cumpre diligentemente com as suas básicas atribuições. Fica demonstrada, mais uma vez, a ineficácia do BdP como agente regulador do sistema financeiro que, inexplicavelmente, insiste em combater as infracções enviando Check-lists aos visados para o seu preenchimento e posterior envio. Victor Constâncio faz lembrar aqueles policias de aldeia, que quando há confusão no bailarico chegam sempre no fim da escaramuça.

Sem comentários: