segunda-feira, 13 de outubro de 2008

The Million Dollar Question?!

Confesso que a concertação dos Estados Membros da UE e de Portugal, em particular, sobre a criação de um fundo milionário para repor alguma tranquilidade no sistema financeiro, provoca- me uma mistura de sensações. Por um lado, era óbvio que a não aplicação desta medida teria consequências de proporções dificilmente imagináveis para todos e, por isso, não advogo contra a bondade da medida. Ainda assim, existem algumas questões que, apesar de tudo o que tem sido dito, insistem em ficar sem resposta, nomeadamente, as seguintes:
Os Factos:
O "fundo de garantia" foi criado pelos governos com a principal finalidade de avalizar as transacções interbancárias, repondo o normal funcionamento do Mercado que será necessariamente suportado por dinheiros públicos. O Referido aval será suportado por dinheiros públicos, tendo cmo consequência directa uma diminuição do custo do dinheiro para mercado interbancário.
Quem responde?
Que mecanismos existem para garantir que a redução do preço do dinheiro para a Banca se vai reflectir no consumidor final?
Continuará a Banca a premiar com avultados prémios, indemnizações e salários os seus administradores?
O que sucederá com a distribuição de dividendos na Banca?
Quem medidas serão tomadas contra os eventuais responsáveis pela gestão danosa de uma instituição que tenha de se servir do referido fundo para garantir os depósitos e evitar a falência?

Sem comentários: