segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A César o que é de César


As eleições regionais açorianas concluíram sem surpresas. Carlos César conquistou uma expressiva maioria absoluta (49,96%), e Costa Neves obteve o pior resultado de sempre para o PSD Açoriano (30,27%), tendo já anunciado a sua demissão.
Inicia-se assim um novo ciclo político, pelo menos para o principal partido da oposição que terá de se regenerar e iniciar a construção de uma alternativa mais credível junto dos Açorianos, tarefa nada fácil, tendo em conta o conservadorismo insular. O PSD está hoje no mesmo lugar onde esteve o PS durante o consulado de Mota Amaral. Costa Neves teria sido um bom Presidente do Governo Regional, mas não o foi enquanto líder da oposição. Esteve no lugar certo no momento errado. Relativamente à leitura dos resultados, nada de novo; Manuel Ferreira Leite, afirma que não pode ser feita uma leitura nacional da Victoria do PS, dando como exemplo a Região da Madeira. José Sócrates, aproveita para tentar gerar uma dinâmica mobilizadora e ganhadora que lhe permita enfrentar com êxito os vários processos eleitorais que se avizinham.
As próximas eleições demonstraram quem tem razão, enquanto isso, Sócrates continua sabiamente a retirar dividendos políticos da Crise em contraste com MFL que ainda procura o seu lugar ao sol.

Sem comentários: