quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Veremos quantos saltaram da AdC para as petroliferas

«Foi preciso os jornalistas e o meios de comunicação social levantarem essa questão para depois ele ver e reconhecer. Temos claramente uma Autoridade que é muito pífia e que não compreende qual o seu papel na regulação dos combustíveis e a situação não é justa», sublinhou. António Costa e Silva lembrou ainda a subida do gasóleo em cem por cento entre 2000 e 2008 que contrasta com uma subida media na União Europeia de apenas 52 por cento, com a gasolina a aumentar 61 por cento em Portugal e apenas 31 por cento na UE.

«Penso que não se deve atacar as companhias petrolíferas. É demagógico fazer isso porque estas companhias têm um comportamento claro no mercado e elas fazem o que é melhor para os seus accionistas», acrescentou este professor, que entende existir uma «Autoridade de Falta de Concorrência».

pois é...
Gosto particularmente da ausência de responsabilidade das companhias petrolíferas. Naturalmente que o seu interesse é obter o melhor resultado possível para os seus accionistas, mas até esse objectivo, por mais nobre e legítimo que seja, deve ter limites, visto que a auto regulação do mercado parece apenas funcionar para cima.

Sem comentários: