quarta-feira, 24 de setembro de 2008

o RSI afinal é mesmo uma mesada para muitos!

Rendimento Social de Inserção
Maioria dos beneficiários tem outros rendimentos

«Mais de 60% das pessoas que recebem o Rendimento Social de Inserção têm um emprego ou outras fontes de receita - A revelação foi feita hoje no Parlamento.
A pedido do CDS-PP, o Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Rendimento de Inserção foi ouvido na Comissão de Trabalho.“Temos hoje cerca de 63, 64% dos titulares com rendimentos para além do RSI. São os tais 30% que têm rendimentos de trabalho e 30% que têm rendimentos de pensões e de outro tipo” – explicou Edmundo Martinho.Este responsável reconhece que este não é um problema de hoje e que se prende com os “baixos salários que se praticam e também com as baixas qualificações”.O número de beneficiário do RSI aumentou, desde Dezembro de 2007, em cerca de 32 mil, o que vai implicar um aumento da despesa com esta prestação, além do que estava previsto. Em média, os beneficiários deste subsídio recebem esta prestação durante 28 meses. Estes dados agora divulgados, segundo o Padre Lino Maia, explicam-se pelos baixos rendimentos e pela precariedade do trabalho. Para o presidente da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) está a aumentar cada vez mais o fosso entre pobres e ricos e a própria classe média está em vias de extinção no nosso país.Em entrevista à Renascença, o Padre Lino Maia considera que o combate à pobreza devia ser um desígnio nacional assumido pelos órgãos de soberania e entende que o rendimento social de inserção devia ser um subsidio para a autonomia e não para a dependência.»

Rendimento Social de Inserção, Sim - Rendimento Social de Indolência, Não!
Louvável a proposta do CDS, importa investigar a fundo a questão e espera-se agora que o Governo publique todos dados relativos ao subsidio em questão, por forma a permitir uma análise e reflexão profunda sobre os mecanismos existentes de controlo e atribuição dos mesmos. Apenas com rigor e exigência o RSI pode servir o seu verdadeiro propósito, ajudar quem mais necessita! Destaque-se que até a Igreja reconhece que a atribuição indiscriminada de subsídios pode ser um convite à "malandrice"!

Sem comentários: