terça-feira, 26 de agosto de 2008

Tratado de Lisboa - Abkházia e a Ossétia do Sul

Jogada perigosa a da Rússia, veremos se a Europa estará à altura deste desafio. Será que a Europa estará pela primeira vez unida a uma só voz, ou ficará novamente refém dos jogos de bastidores? Se assim for, o Tratado de Lisboa ganhará certamente novo fôlego!

3 comentários:

António de Almeida disse...

No plano económico a Rússia está forte, os EUA vulneráveis, Iraque, Afeganistão, economia, Bush em fim de mandato. A situação fica como está, os EUA não têm força para inverter a situação, a Rússia não quererá ir mais além. Veremos quem liderará os EUA no próximo ano. A UE é pouco mais que irrelevante, a Rússia fala directamente com Berlim e Paris. Londres está mais ou menos fora desta questão. Sacrificada a Geórgia, restará defender a Ucrânia, mas o presidente está com problemas, e adivinha-se uma vitória da oposição pró-russa no próximo ano. Teremos de nos acostumar novamente com 2 grandes potências na Europa, no mundo são 3, porque a China quererá naturalmente o seu quinhão noutras paragens, para eles a Europa é irrelevante.

Paulo Mouta disse...

"Teremos de nos acostumar novamente com 2 grandes potências na Europa"

E que falta estava a fazer ao mundo esta oposição ao império momolitico dos EUA! Desde a queda da URSS os EUA têm feito ainda mais do mundo o seu quintal do que já faziam antes.

Planetas - Bruno disse...

Prefiro uma América prepotente e Arrogante que uma Rússia nostálgica e em roda Livre.