segunda-feira, 14 de julho de 2008

Capitalismo de Estado


Nos Estados Unidos o Governo alarga os cordões à bolsa para tentar salvar as duas maiores empresas que operam no terreno do crédito à habitação. É um desenvolvimento da crise do "subprime" que provocou ondas de choque na economia global.
Nas últimas horas foi conhecido o plano do Tesouro e da Reserva Federal que prevê a injecção de dinheiro através de uma linha de crédito especial e da compra de acções das duas companhias.
A linha de crédito que terá de ser aprovada pelo congresso pode chegar aos 300 mil milhões de dólares, de acordo com o jornal New York Times.

sei lá, digo eu:

Esta Noticia é reveladora porque desmonta muitas das teorias criadas à volta do papel do Estado nas economias do Mundo Globalizado.
Parece paradoxal que o País (USA) que mais tem contribuído para a divulgação e implementação de um sistema Capitalista, onde, a suposta abertura dos Mercados, livre circulação dos Capitais, livre iniciativa e auto-regulação da Economia, nos conduziria a uma sociedade mais justa e desenvolvida, venha agora, através do Estado, intervir directamente na Economia mais "Livre e Liberal" do mundo!
Estou curioso para ver como, por cá, os nossos "Liberais", que tanto advogam por um Estado cada vez mais fraco e menos interventivo, irão justificar esta grosseira intervenção do Tio Sam na Economia sem partir a espinha no meio de tanta acrobacia.

1 comentário:

Planetas - Bruno disse...

Lol..obrigado Mferrer pela observa�o.
Imperdo�vel, sobre tudo que o Ir�o (Pa�s) tem estado tanto na berlinda ultimamente.

Abra�o,