terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O rei vai nu

A democratic test for Venezuela (Washington Post)
A new Venezuelan congress is due to take office in January in which opposition representation will rise from virtually zero to nearly 40 percent. A presidential election is scheduled in two years, and with the country suffering from one of the worst economic crises and highest murder rates in the world, the chances that Hugo Chavez would win a free and fair vote are not looking good.
So it is no surprise to anyone in Venezuela that its self-styled "Bolivarian" caudillo has set out to finish installing his "21st-century socialism" before he runs out of time. Last week the lame-duck, rubber-stamp National Assembly granted Chavez the power to rule by decree for the next 18 months. It also prepared new laws that could force the closure of the last television network sympathetic to the opposition, and subject the Internet and even mobile messages to a ban on any speech that would "foment anxiety" or "ignore the authorities." Internet traffic would be routed through a central node controlled by the state, as in China, Iran and Cuba. (...)

Nota: Perante a eminente consolidação das forças opositoras ao regime Bolivariano, em particular, com a alteração da composição das forças adversas ao governo na nova Assembleia que entrará (ia) em funções em Janeiro do próximo ano, Hugo Chavez recebe, a dias do fim da legislatura poderes especiais para Governar por Decreto nos próximos 18 meses. Pois bem, a este respeito, gostaria de conhecer as opiniões daqueles que há anos defendem a legalidade do regime perante semelhante atropelo à democracia e à vontade popular expressa nas últimas eleições legislativas!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Clíster Natalício

D. Maria (1ª de Belém) ordenou que fossem retirados todos os Bolos Rei do Palácio e substituídos pelo Bolo Rainha, não fosse o seu Aníbal atrapalhar-se com as frutas.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

WikiLe∆ks

Julian Assange, o criador daquele que pretendia ser uma referência à liberdade de informação, ficará na história como o principal cúmplice de uma eventual acção dos governos na imposição da censura à internet. O Direito à informação, como qualquer direito, não é uma conquista absoluta, irreversível e sequer ilimitada. Este site poderia ter dado um notável contributo para o jornalismo de investigação, em vez disso, escorregou pelos caminhos da anarquia, levando por vezes a provocação a níveis de irresponsabilidade quase criminosos, como aconteceu com a mais recente publicação de uma lista secreta de locais sensíveis em todo o mundo que os Estados Unidos desejam proteger de ataques terroristas.
Não será WikiLeaks, afinal de contas, o espelho do seu criador, um homem com um complexo sistema de valores e percepções esquizofrénicas sobre si e o resto do mundo...?!

Tragicomédia em 3 actos

1º Acto
Chávez dice que va a bombardear las nubes para que llueva
«Ya llegaron con un equipamiento especial y ya estamos montándolo en los aviones Hércules nuestros y vamos a comenzar a bombardear nubes para provocar lluvias y aumentar el nivel de los embalses, cuyos bajos niveles están provocando racionamientos de agua y de electricidad.», dijo Chávez en un acto el sábado en la noche.
2º Acto
Fallecidos por lluvias en Venezuela llegan a 31
«Las precipitaciones, que prácticamente no han dado tregua en una semana, se extenderán todavía por unas 48 horas, según los institutos de meteorología.»

3º Acto
Chávez ordena tomar hoteles de lujo
«He ordenado la ocupación de los hoteles de lujo para ponerlos a la orden del pueblo y eso debe ocurrir esta misma noche.»

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Política for dummies

O QUE FOI ...
"A ministra disse que não queria entrar "em guerra sobre dados". Mas referiu que Portugal tem actualmente pouco mais de 4,9 millhões de trabalhadores activos. Se três milhões fizessem greve, o país teria parado. "Todos pudemos observar que, com algumas excepções, o país não esteve parado", afirmou Helena André.
A ministra classificou a situação entre as empresas como “muito variável”, indicando que houve casos em que a adesão rondou os cinco por cento e outros em que se situou nos 90 por cento."

O QUE PODIA TER SIDO ...
"O Governo congratula-se com a forma cívica e ordeira como decorreu a greve geral. Apesar de obviamente não comungar do sentido de oportunidade desta iniciativa, o Governo não quer deixar de expressar a todos aqueles que, justamente, se sentem afectados pelas duras e excepcionais medidas que foram adoptadas para fazer face aos prementes desafios que enfrenta hoje o País, expressa a sua compreensão e solidariedade, aproveitando para reiterar o seu apela à sociedade em geral para que, através do dialogo e da cooperação, una esforços para que o País supere este momento difícil."

É confrangedor ver uma ex-sindicalista experiente que, por não ter sabido ler os sinais, acabou por desperdiçar uma oportunidade dourada para, de uma vez por todas, surpreender ao país com uma declaração mais franca e honesta sobre esta greve em particular, até porque nem todas as politicas de austeridade são assacadas directamente ao Governo. A Ministra escolheu evidentemente o caminho do discurso ortodoxo e polvorento que os governos adoptam face às greves, uma pena!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Feios, Porcos e Mansos

O que é que tem impedido os famigerados PIG´S europeus de se sentarem à mesa e planearem uma ofensiva internacional junto das economias emergentes, leia-se China, Rússia, Brasil entre outros, com o objectivo de vender as suas dívidas soberanas?!
Como reagiria a Europa velha e ortodoxa de Merkel, Sarkosy e Trichet perante aquilo que seria uma consequência óbvia, a permeabilidade do mercado europeu a potencias não comunitárias?
Seja como for, uma coisa é certa, se os países do Sul se unissem em bloco, a mensagem seria seguramente mais contundente e eficaz!

Road map to nowhere!

«O presidente do BCE , Jean-Claude Trichet, disse hoje que as reformas propostas pelos países europeus para reforçar a disciplina orçamental não estão a ir "suficientemente longe", especialmente em termos de automatismo das sanções.» aeiou

Bastaria que fosse anunciada uma revisão dos estatutos do BCE, por forma a adequar o seu papel face à nova realidade internacional, para que os "mercados" recuassem no seu víl ataque ao Euro. O seu Presidente é hoje parte do problema e não da solução!

«A probabilidade de estas novas sanções incluírem a suspensão dos direitos de voto nas instâncias europeias, por parte dos países com maior endividamento e desequilíbrios orçamentais - proposta pelos governos de França e Alemanha, que defendem uma revisão do Tratado de Lisboa.» i
.
O processo de integração da extinta RDA na Alemanha Federal apenas foi possível graças ao extraordinário empenho solidário Europeu, porém, hoje o comportamento da Alemanha na crise do euro, em particular, em relação aos países do sul da Europa é manifestamente displicente e contrário aos princípios sobre os quais assenta o projecto de integração Europeia. Sem a aprovação alemã e sem solidariedade europeia, não se pode regular os imprevisíveis mercados financeiros e, assim, a integração europeia não poderá avançar.
.
«A Comissão Europeia está a pressionar o Governo português a aplicar rapidamente as medidas de austeridade que constam do Orçamento do Estado para 2011, e quer que o défice orçamental português fique em 2011 ainda abaixo 4,6%.» af
.
Mr. José Barroso, o homem que iria enaltecer as "nossas" qualidades lá fora, parece ter digerido com parcimónia o seu papel de pudlle da Chanceler Merkel. A Comissão Europeia parece empenhada em não sair do estado letárgico em que se encontra, apesar dos importantes desafios que enfrenta o projecto Europeu. Enquanto os pressupostos das politicas orçamentais não tiverem em conta a existência de realidades diferentes na zona Euro, os ideais e princípios genéticos da integração Europeia não serão interiorizados pelos cidadãos, o que conduzirá à inexorável desintegração da União Europeia.
.

«António Borges considerou que «o problema do défice público é grave, mas é apenas a ponta do icebergue», apontando para «o endividamento gigante» do país e sublinhando que Portugal «tem uma dívida externa para pagar a curto prazo».» af

A mais recente aquisição do FMI aproveita o momento dificil que atravessa Portugal para se mostrar preparado para começar a mostrar serviço. Quem sabe senão será desta que finalmente se concretiza o seu fetiche, governar o país sem passar pelo crivo eleitoral!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Back to Basics

«Numa União Europeia cujos governos são maioritariamente conservadores, até o sueco, é natural que quase todos os Estados membros se sintam obrigados a rever em baixa os seus orçamentos e diminuam o número e os salários dos funcionários públicos, as ajudas para habitação, os grandes investimentos públicos e aumentem os cortes no modelo social. Os mais desfavorecidos são, assim, os primeiros sacrificados. Resta saber quais as consequências que estas medidas vão ter na economia real. Stiglitz, Prémio Nobel da Economia, tem escrito que vão conduzir à recessão e prolongá- -la sem eliminar a crise. Daí a impressão, com que ficamos, a de os economistas europeus - ao contrário dos americanos - não terem aprendido nada com a crise e acharem que, passada a crise, tudo pode ficar na mesma, paraísos fiscais incluídos... Ora, não pode.» Triste União Europeia por MÁRIO SOARES.

Artigo imperdível de Mário Soares sobre a deriva da UE e a forma obstinada como os seus líderes conduzem o projecto Europeu para a autodestruição! A UE deve arrepiar caminho e manter-se fiel aos seus princípios fundadores, com uma politica coerente e estratégica quando ao seu futuro e não com medidas hipersensíveis e reactivas à conjectura do momento, se não o fizer, estará irremediavelmente condenada ao seu desmembramento!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

OE do bate-pé

Desapoquentem-se as alminhas que pensam que não teremos Orçamento de Estado. O PSD comunicará hoje à noite a viabilização do documento por via da abstenção. O que ficará por explicar são os penosos dias que o País real teve de aguentar em sobressalto. Não saber se no dia seguinte teria de enfrentar um espancamento com ou sem politraumatismos! Sendo certo que a primeira seria sempre a escolha menos gravos, logo a mais natural. Ainda ninguém entendeu quais seriam as implicações práticas que teriam ambas as propostas do PS e PSD, ao ponto de considerarem a sua inviabilização e consequente crise politica e financeira que se agravaria no nosso País. Ninguém, cá dentro ou lá fora, poderia compreender que um País inserido na UE se visse a braços com uma intervenção do FMI, tendo ao seu alcance todos os meios para o evitar.
Importa relembrar que até a América Latina já conseguiu libertar-se dessa praga, vide o caso da Argentina, Venezuela e Brasil, entre outros.
Aguarda-se que a intervenção do PSD seja suficientemente clarificadora, pelo bem do PSD e do País, que bem dispensa o espectáculo de posições erráticas e incoerentes a que esta liderança de Passos de Coelho nos tem habituado. Uma verdade incontornável é o facto de, quer PS quer PSD têm responsabilidades iniludíveis no estado das coisas. Os Portugueses dificilmente entenderiam que, perante uma situação cuja gravidade ainda ninguém pode verdadeiramente prever, ambos os partidos não estivessem à altura das circunstâncias.

sábado, 25 de setembro de 2010

Uma mulher das Arábias





A deputada europeia italiana Licia Ronzulli participou hoje (22) no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com a filha de recém-nascida ao colo.

«Estou aqui simbolicamente com a minha filha Vitória (nascida a 10 de Agosto) por todas as mulheres que não podem conciliar serenamente gravidez e emprego, vida profissional e vida familiar», disse a eurodeputada, de 35 anos, que apelou, ao empenho das instituições europeias na melhoria das condições das mulheres.

Nota: Graças a Deus que o femeninismo de outrora parece ser já coisa do passado!

sábado, 18 de setembro de 2010

Circo Roma

Também Espanha aplaudiu a medida levada a cabo por Sarkozy. “No que respeita à imigração, é importante a ordem e o controlo”, lembrou o presidente do governo, José Rodrigues Zapatero.

Mais um que quer agradar ao seu eleitorado de Direita ... agora fiquei baralhado!

domingo, 5 de setembro de 2010

Confortável Silêncio

Não ter opinião formada antes da sentença e um acto de responsabilidade e prudência. Manter a presunção de inocência após sentença de condenação e não passa de uma manifestação de capricho e de rebeldia! Ninguém parece acreditar que algum dos condenados no processo cumprirá qualquer pena efectiva o que não invalida que a sua situação de condenados se esfume por arte de magia. Os factos, esses foram, na sua esmagadora maioria, dados como provados, aquilo que será freneticamente escalpelizado nas instâncias superiores são sobre tudo os formalismos processuais e o emaranhado jurídico que seguramente se instalou num processo com estas caracteristicas. É curioso ver como a esmagadora maioria dos comentadores de ofício que diariamente nos presenteiam com as suas doutas opiniões sobre um gato e um par de botas, manifesta uma inusual cautela e até mau estar quando lhes pedem que comentem a sentença condenatória no caso da Casa Pia. O argumentário não se afasta muito das criticas à justiça que ouvimos em qualquer transporte público "Se a justiça não presta, portanto, não temos de acreditar nas suas decisões", "Quantos deveriam também ter estado sentados no banco dos réus?!" Talvez esperassem um desfecho diferente, um cenário ao qual já se habituaram e que certamente lhes daria mais matéria para comentar sobre o estado calamitoso em que se encontra o país! Desta vez parece que os nossos opinadores foram apanhados de calças na mão (salvo seja).

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Boi de Bola...

Quem aprovou os termos em que o contrato foi celebrado entre a FPF e Carlos Queiróz?
.
Porque razão os responsáveis da Federação manifestaram o seu apoio a Carlos Queiróz, aquando da agressão ao jornalista Jorge Baptista na sala de embarque?
.
Porque é que aqueles que hoje acusam Carlos Queiróz de conduta imprópria são os mesmos que branquearam a atitude de Filipe Scolari aquando da agressão ao jogador?
.
Porque motivo não foi assumida a vontade de rescindir o contrato e encetada uma negociação "amigável"?
.
O Sr. Madaíl tinha dito inclusive antes do Euro 2004, que o seu ciclo tinha chegado ao fim. Que motivos o fizeram mudar de opinião?


Não entendo um boi de bola mas não tenho, nem nunca tive, muito apreço pelo Professor Carlos Queiroz, que em bom rigor só tem arrecadado sucessivos fracassos enquanto figura principal, ainda assim, o que me apoquenta a mente é esta espécie de trágica comédia que evidentemente não diverte nem entretêm ninguém, pelo contrário, envergonha pela forma como algumas instituições públicas insistem em ocupar o seu tempo e recursos. Espero que se tenha encontrado o fundo, pois só assim poderá haver uma verdadeira renovação dos que dirigem o nosso futebol.
O sr Madaíl tira a senha #1, e os restantes seguem-lhe os passos sff!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Descubra as diferenças


Quo Vadis?

A reentre política Algarvia de Pedro Passos Coelho teve como único objectivo tentar realinhar a sua campanha após o monumental tiro no pé que foi a sua "proposta" de revisão constitucional, na qual prometeu uma espécie de dieta social vs uma iniciativa privada (ainda) mais alimentada pelo Estado. O Estado receberia menos impostos do sector privado e ainda por cima renunciaria de algumas das suas competências e actividades nucleares, como são a Educação e a Saúde. Curiosamente são duas das áreas em que o sector privado mais tem investido nos últimos anos. A reacção da população não se fez esperar e as sondagens comprovaram isso mesmo.
Estamos perante numa tentativa pouco elaborada de marcar a agenda política e recentrar o posicionamento do PSD, Passos Coelho dispara em todas as direcções, acusando o PS de ser o principal responsável da profunda crise da justiça, chegando inclusive a acusar o governo de influenciar e manipular o poder judicial. Se bem me recordo um dos princípios basilares no qual assenta o nosso sistema democrático é o princípio de independência de poderes. Acresce que a última "reforma" do poder judicial resultou de um pacto entre o PS e o PSD. Não satisfeito com a acusação de que o governo estaria a defraudar um dos preceitos mais sagrados da nossa constituição, que resultaria inevitavelmente numa dissolução do parlamento, Passos Coelho ameaça inviabilizar o próximo orçamento reiterando e reforçando velhas exigências de forma irresponsável e leviana.
Passos Coelho deseja criar artificialmente uma crise sobre uma matéria que já havia sido debatida entre ambos os partidos e sobre a qual deverá existir dialogo e cooperação no decorrer da elaboração do próximo orçamento.
É evidente o desconforto que denuncia o líder do PSD e candidato a 1º ministro , umas vezes temos um menino liberal-light, responsável, doce e simpático e outras um destemido reformista ultraliberal. Não tenho qualquer preferência entre ambos os figurinos mas julgo que todos esperaríamos um pouco mais de coerência por parte de que nos pretende liderar.