sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mccain agradeçe a ajuda de Lula

«Lula dice que elección de Obama sería como las de Morales, Chávez y Lugo»
Deus nos livre! Se isso fosse verdade seria caso para dizer - God Save América.

One size fits all

«Investimento público não é única solução para enfrentar crise, diz presidente do Tribunal de Contas»
As declarações do Presidente do TC são tão óbvias que ninguém no seu perfeito juízo pode delas discordar, mesmo situando-se nos extremos opostos. As afirmações bem poderiam ter sido, « A consolidação orçamental é importante mas são necessárias medidas complementares para fomentar o crescimento económico.» O estilo inconclusivo e genérico que Cavaco Silva imprime às suas declarações parece que está a colher novos adeptos.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O General e a Costa Rica, tem tudo a ver!


«O general Loureiro dos Santos chamou à atenção para o desespero dos militares na sequência das políticas do Governo para o sector, desespero que poderá vir a ter resultados indesejados no futuro. Algumas atitudes que podem pôr em causa a democracia portuguesa»
«São estes alertas que é preciso perceber antes que possa haver efectivamente uma situação dramática, que gostaríamos que nunca acontecesse, porque os militares não podem ser vistos como um vulgar agente da Administração Pública», afirmou Lima Coelho.

Não vou qualificar as Ignóbeis declarações do comentador televisivo general (feitas ao estilo de "quem avisa amigo é"), que já colheram o apoio de outros oficiais. Contudo, julgo que se apresenta hoje uma oportunidade histórica para que o papel das forças armadas em Portugal seja submetido a uma profunda revisão e análise face ao actual enquadramento do nosso País no cenário internacional.
A inspiração pode mesmo vir do outro lado do mundo, mais precisamente da Costa Rica!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Já troquei o défice orçamental pelo social

«Ajudar as piquenas e médias empresas» dito umas 500 vezes em 20 minutos por MFL na SICNOT. (piquenas - não foi erro de escrita)

Se for prestar declarações, por favor, Não Beba!

Associação de PME ameaça pedir não renovação de contratos a termo certo
«O presidente da Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas (PME) ameaçou pedir aos seus associados para não renovarem os contratos a termo certo dos seus empregados caso o primeiro-ministro insista na ideia de actual o salário mínimo nacional. »na TSF
.
Não vou dizer o que me vai na alma sobre o sr. presidente, até porque não sei se as suas deploráveis afirmações foram proferidas num momento de lucidez ou, pelo contrário, são resquícios de um almoço bem regado ou mesmo de um alongado período de abstinência sexual. Uma coisa é certa, até prova em contrário, não creio que as suas associadas comunguem da sua posição. No entanto é caso para dizer, qual foi a sua postura durante o periodo de dois anos consecutivos em que Manuela Ferreira Leite congelou todos os salários da função pública em contraponto com o sector privado?!
.
Adenda: É caso ainda para preguntar, será que tanta relutância em aumentar 24€ no salário minimo deve-se ao facto da maioria dos trabalhadores das PMEs com contrato a termo certo receberem o ordenado mínimo?!

É caso para dizer, porreiro pá!

“Mas é muito importante de facto nesta altura não se abandonar projectos de investimento público porque isso pode gerar crescimento na Europa”. José Manuel Barroso no Público

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sem Papas na Lingua

«Provincianismo» foi assim que Saldanha Sanches classificou a postura de Manuela Ferreira Leite perante a crise. SICN

Alegre quer (mais) uma «esquerda nova»

Alguém sabe o que terá sucedido ao MIC de Manuel Alegre?! Aquele movimento que pretendia contribuir para o aprofundamento da democracia participativa, para a renovação geral da vida democrática e para o cumprimento das metas morais e sociais da Constituição. Parece que os votos de protesto no grupo parlamentar do PS na Assembleia não são suficientes para darem a visibilidade ao Poeta!
Sugiro à comunicação social que convide Manuel Alegre para que tenha o seu programa de opinião, nem que seja transmitido depois das tardes da Júlia.

Entre Cavaco e a parede

As questões levantadas pela Presidência relativamente ao Estatuto Político-administrativo dos Açores também me parecem pertinentes, apesar de não revestirem da gravidade que lhe foi atribuída. Levantam-se agora vozes críticas quanto à possibilidade de que o Estatuto venha a ser confirmado pela Assembleia da República, acusando o PS por antecipado de ser irascível na sua posição. Importa ter presente que o Estatuto foi aprovado por unanimidade parlamentar, ainda que com um número recorde de inconstitucionalidades, tendo todas as matérias controversas sido devidamente alteradas em conformidade. O que é verdadeiramente incompreensível é que o Presidente mantenha o seu veto político sobre o diploma sem que as questões que lhe causam urticária tenham sido remetidas à apreciação do Tribunal Constitucional, tendo em conta, sobretudo, que o Parlamento fica agora numa situação ingrata, seja qual for a sua decisão. Das duas uma, ou o Presidente quer medir o alcance real das suas posições politicas ou teve receio de perder a face com uma eventual decisão favorável por parte do TC. Para além de Francisco Louça, ainda não ouvi ninguém criticar o Presidente por estar gratuitamente a criar uma situação tensa entre ambos os órgãos de soberania. O País não merece perder energias nem esforços com esta matéria!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

he did it again!

« Presidente veta revisão do estatuto político dos Açores. »
Nada de diferente do que aqui foi dito, a Presidência fez o que entendeu melhor, agora resta apenas aguardar pela decisão do outro órgão de Soberania, o Parlamento. O resto é ruído inútil, que apenas serve para aproveitar quem, desesperadamente, procura retirar dividendos políticos dos factos que lhe são totalmente alheios.

Parece que eles andam ai...


O Jumento mais uma vez conquista notoriedade, agora já é famoso até na terra do Mickey-Mouse. Os meus sinceros Parabens!!

O que dirá Jerónimo de Sousa sobre isto?


Parece um mendigo mas não é, trata-se do ex-deputado Oscar Tulio Lizcano no momento em que foi libertado pelo Exército Colombiano, depois de se ter escapado de um sequestro que duro 8 anos nas mãos das FARC. A libertação foi possível graças a um guerrilheiro que, a troco de uma recompensa e amnistia, vai viajar para França para iniciar uma nova vida.
Aguardo com extrema curiosidade pelas reacções (seguramente de jubilo) do Partido Comunista Português à libertação de mais um refém das FARC.

domingo, 26 de outubro de 2008

É a vez de Socrates engolir Sapos Venezuelanos

El primer ministro de Portugal, José Sócrates, defendió la política de su Gobierno socialista de amistad con el presidente de Venezuela, Hugo Chávez. En la segunda parte de una entrevista que publica hoy “ Diario de Noticias“, Sócrates se negó a establecer un paralelo entre Cuba y Venezuela, contenido en una pregunta de los periodistas. “Cuba es una dictadura y Venezuela tiene un líder elegido en elecciones democráticas, que es Chávez“, dijo el jefe del Gobierno luso. Agregó que “Portugal es un país amigo de Venezuela y EEUU no puede impedir que tengamos amigos por nuestra propia iniciativa”.
Argumentó que en ese país suramericano residen cerca de 500.000 lusos o descendientes de lusos, una de las mayores comunidades en el extranjero que tiene un papel social de enorme importancia en Venezuela”. N24

Confirma-se o que aqui foi dito, nos negócios a moeda de troca nem sempre é convencional. Neste caso em particular, trata-se apenas de assegurar que Chávez tem o aval de um líder europeu com a finalidade de ocultar a verdadeira génese anti-democrática e totalitária com que governa os destinos de um país subjugado à sua demência.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Paulo Portas o Homem da Atlântida

Renovado pelos ares do Açores, Paulo Portas voltou um homem novo! Deslumbrado pela sua prestação Regional, lança o repto aos que contestam a sua liderança, nomeadamente (......). Será que receia que José Silva da ilha do Corvo lhe arrebate o "partido" das mãos!?

O derradeiro confronto Obama - Mccain

Uma boa maneira de começar o fim de semana! (emprestado no Jumento)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Vendo Sangria a preço de Don Perignon!

Governo evita sangria de quadros na função pública
«Receando perder os seus funcionários mais qualificados, o despacho assinado pelo ministro das Finanças deixou de fora os técnicos superiores (trabalhadores licenciados). Assim, dentro do regime geral da função pública, apenas poderá sair do Estado o pessoal menos qualificado(...)» Publico

Não me parece que o Marketing do Governo esteja de tão boa saúde como alguns apregoam por ai, a julgar pela forma como se pretende comunicar esta medida ao Sector Privado!

«Aqui vos entregamos os nossos funcionários
menos qualificados que muito contribuirão para as vossas empresas»

Politicômetro

Aceitei o "desafio" e não fiquei surpreendido com o resultado, talvez em determinadas situações me considere um pouco mais a bombordo. O teste para quem quiser fica aqui.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A ciber-parolice

Capital-linkismo na blogosfera - Macroscopio
«(...)É assim (alguma) blogosfera, um retrato da sociedade de corte que falava o sociólogo Nobert Elias. Mas como é mais rápida, por causa dos circuitos integrados que a assistem e funcionalizam, ela torna-se ainda mais hipócrita do que a sociedade de carne e osso. Esta estória dos dardos é, salvo alguns casos, a mais pedante manifestação dessa hipocrisia institucionalizada. E com muita lata, diga-se. É uma espécie de Natal dos pobres virtuais a que alguns recorrem para elogiar e depois sentirem-se elogiados - na troca do correio - neste joguinho de vaidades cabotinas e república de citações perfeitamente idiotas. E os textos que fundamentam esses agradecimentos são ainda mais idiotas, parece até que os ditos cujos estão a receber um Nóbel e, como tal, fazem uns discursos verdadeiramente cafonas que não lembra o careca. Mas enfim, é o que temos.
No meio de toda esta ciber-parolice, que temo se institucionalize à moda antiga, há, de facto, links que se cruzam no risoma e reflectem propostas intelectuais interessantes, espelhando um verdadeiro debate de ideias - e nestes casos - é até mui saudável que esses links existam como se valorizem e multipliquem. E é neste contexto preciso que encontro legitimidade para os dardos, mas como grande parte deles ocorre fora deste contexto de "verdade e conhecimento" - é o egocentrismo que acaba por tomar conta das emoções que dão banho à vaidade de cada um - que assim vai engordando o seu umbigo saloio e modernaço(...)»

Não pretendo contraditar o texto, até porque não me sinto aludido por este, ainda assim, não posso deixar de notar alguma ferocidade no verbo contra pessoa incerta. Uma espécie de escarmento público daqueles que não logram alcançar um lugar ao sol no ciber-patamar da intelectualidade erudita e prosaica, sendo este reservado apenas a um punhado de iluminados que se colocam acima dos restantes 99%.
O que motiva alguém a criar um blog não é, nem se pretende que seja, um acto sujeito a profunda reflexão e analise, como se de uma tese de Mestrado se tratasse. Quer-se que seja apenas e só, um manifesto à liberdade de opinar, comunicar e sobretudo de expressar ideias sem o ónus do rigor e escrutínio da crítica literária.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Saia lá um livro e meio s.f.f.

«Miguel Sousa Tavares assaltado. Ladrões levaram um computador portátil onde o escritor tinha dois livros começados, resultado de um ano de trabalho» iol
Ou muito me engano ou quem não deve estar lá muito convencida é a Editora. No entanto, existe sempre a possibilidade de virmos a ler um Romance e meio do MST na Internet à borla.

A Moeda de Troca

A mesa está servida. Cavaco promulga nova lei do divórcio, ainda que com algumas considerações de índole moralista e conservadora, com o objectivo de preparar o caminho o que será o veto politico II do Estatuto dos Açores, uma vez que as eleições regionais já concluíram.
Temo que a principal ameaça à tão almejada maioria de Sócrates vem lá para os lados de Belém e não de Santana à Lapa.
O Divórcio pelo Estatuto dos Açores!

A verdadeira inovação

Máquina bielorussa para apanha de pepinos

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

PRÉMIO DARDOS

Foi com agrado, mas sobretudo surpresa, que tomei conhecimento que fui galardoado com tão distinto prémio. O responsável pela gentileza foi o ilustre MFerrer do Homem ao Mar. Quem recebe o “Prémio Dardos” e o aceita deve cumprir algumas regras:
1-Exibir a imagem
2-Linkar o blogue pelo qual recebeu o prémio
3-Escolher quinze (15) outros blogues a quem entregar o Prémio Dardos

Carlos Corvelo

Os resultados do PS-Açores deve-se em parte ao seu contributo e dedicação durante doze anos, exercendo funções nas áreas dos estudos, planeamento, assuntos europeus e finanças.
A vitória deve-lhe ser dedicada!

A César o que é de César


As eleições regionais açorianas concluíram sem surpresas. Carlos César conquistou uma expressiva maioria absoluta (49,96%), e Costa Neves obteve o pior resultado de sempre para o PSD Açoriano (30,27%), tendo já anunciado a sua demissão.
Inicia-se assim um novo ciclo político, pelo menos para o principal partido da oposição que terá de se regenerar e iniciar a construção de uma alternativa mais credível junto dos Açorianos, tarefa nada fácil, tendo em conta o conservadorismo insular. O PSD está hoje no mesmo lugar onde esteve o PS durante o consulado de Mota Amaral. Costa Neves teria sido um bom Presidente do Governo Regional, mas não o foi enquanto líder da oposição. Esteve no lugar certo no momento errado. Relativamente à leitura dos resultados, nada de novo; Manuel Ferreira Leite, afirma que não pode ser feita uma leitura nacional da Victoria do PS, dando como exemplo a Região da Madeira. José Sócrates, aproveita para tentar gerar uma dinâmica mobilizadora e ganhadora que lhe permita enfrentar com êxito os vários processos eleitorais que se avizinham.
As próximas eleições demonstraram quem tem razão, enquanto isso, Sócrates continua sabiamente a retirar dividendos políticos da Crise em contraste com MFL que ainda procura o seu lugar ao sol.

sábado, 18 de outubro de 2008

Equilíbrio postural

«Esgotado o prazo para o envio do diploma para o Tribunal Constitucional (terminou esta semana) resta a Cavaco Silva uma de duas soluções: ou a promulgação ou o veto. E como, ao que o Expresso apurou, o PR mantém as reservas que o levaram a dirigir uma mensagem ao país no final do Verão, parece óbvio que o veto é o caminho. Se assim for, fica nas mãos da Assembleia da República reconfirmar o Estatuto ou dar finalmente ouvidos aos reparos do Presidente da República.» expresso

No caso de se confirmar que o Presidente irá vetar novamente o Estatuto Político-Administrativo dos Açores , estaremos seguramente a assistir ao inicio de um período de hostilidades entre os dois órgãos de soberania. Temo que ninguém sairá ileso dessa situação; o Governo teria em braços uma relação institucional bastante frágil e hipersensível com a Presidência, e Cavaco Silva poderia ver a sua reeleição comprometida se a teoria da "força de bloqueio" se instalasse novamente na ordem do dia. Ao PSD, resta apenas aguardar que as coisas aconteçam, na esperança porém de poder vir a aproveitar qualquer ferida aberta.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Timing the Market

Cenas do próximo capítulo...

Será que a severa e austera Matriarca vai deixar Pedrinho ir para a prefeitura? Aproveitará a oportunidade para demonstrar que é ela a capataz, cuja inquestionável autoridade não pode, nem deve, ser desafiada por ninguém lá na fazenda do "Laranjal", nem mesmo pelo menino Pedro?

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

"Habemus" candidata ao Nobel da Economia 2009

Ferreira Leite: crise internacional não justifica “fraquíssimo crescimento da economia”
MFL acabou de descobrir que os fracos índices de crescimento previstos para os países da Zona Euro e os Estados Unidos, afinal não se deve à crise internacional! Ficamos a saber que o culpado do fraco crescimento em Portugal é o Engº Sócrates. Imagino que nos restantes países os responsáveis são o Sr. Zapatero, Chanceler A.Merkel, Mr Brown, Silvio Berlusconi e Monsieur Sarkozy. Boa sorte com o prémio Nobel, porque a continuar assim nem à frente do PSD se aguenta!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A cereja em cima da bola

Jogar contra 10 jogadores Albaneses durante 55 minutos e empatar é mau, mas ver o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol sair sorrateiramente a 10 minutos do fim; Ver o CR7 a desafiar o público que mostrava o seu mais do que justificado desagrado; No final do jogo ninguém ter a hombridade de dar a cara pelo resultado, não tem qualificação!!

Reminiscências da Crise Financeira

«Esta crise é pior que um divórcio. Já perdi metade do meu património e a minha mulher ainda está em casa!» (via email)

Obrigado MFL

Portugal rejubila com o regresso de PSL ao cenário politico - Nas autárquicas, vamos ser presenteados com doses generosas e hilariantes de humor. Um claro contraste com o cinzentismo de Sócrates e MFL!

Viva o Bairro Alto!

Para que gosta do Bairro Alto, aqui fica esta petição.

Orçamento de Estado I - O Fiador

O novo OE saiu às prestações, mas já se pode fazer uma avaliação preliminar do mesmo. O Governo, sem se afastar do rigor das contas públicas, utilizou, e bem, a "folga" da correcção do defíce que conquistou à custa do sacrifício de todos para reforçar o apoio à empresas e famílias.
Gostei particularmente da medida que prevê a criação de um fundo gerido pelo estado para proteger as famílias que, em determinado momento, não possam cumprir com os pagamentos ao Banco, salvaguardando a permanência das mesmas nos imóveis com a possibilidade de readquiri-los dentro de um prazo razoável.
Sublinho com agrado, a mensagem que o Governo pretende transmitir com esta medida.
O Estado não se constitui como avalista apenas para salvar o sistema financeiro, também o faz com quem está no fim da linha!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cheirar o Poder Alheio

«Manuela Ferreira Leite manifestou hoje disponibilidade e abertura para colaborar com o Governo na aprovação de medidas destinadas a minimizar os impactos da actual crise financeira na economia nacional.»Público

Pela 1ª vez, o "novo" PSD de MFL vai poder sentir a adrenalina que caracteriza o Poder de quem governa, ainda que à custa do PS. Perante a total ausência de propostas, MFL disponibiliza-se para prestar colaboração ao governo na tentativa de revelar algum sentido de estado perante a opinião pública. A situação recorda-me os trabalhos de grupo da faculdade, onde sempre existem aqueles que, não tendo dado qualquer contributo para a causa, sempre figuravam como co-autores.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Prós sem Contras

O tempo de antena foi da exclusiva responsabilidade da Banca!

The Million Dollar Question?!

Confesso que a concertação dos Estados Membros da UE e de Portugal, em particular, sobre a criação de um fundo milionário para repor alguma tranquilidade no sistema financeiro, provoca- me uma mistura de sensações. Por um lado, era óbvio que a não aplicação desta medida teria consequências de proporções dificilmente imagináveis para todos e, por isso, não advogo contra a bondade da medida. Ainda assim, existem algumas questões que, apesar de tudo o que tem sido dito, insistem em ficar sem resposta, nomeadamente, as seguintes:
Os Factos:
O "fundo de garantia" foi criado pelos governos com a principal finalidade de avalizar as transacções interbancárias, repondo o normal funcionamento do Mercado que será necessariamente suportado por dinheiros públicos. O Referido aval será suportado por dinheiros públicos, tendo cmo consequência directa uma diminuição do custo do dinheiro para mercado interbancário.
Quem responde?
Que mecanismos existem para garantir que a redução do preço do dinheiro para a Banca se vai reflectir no consumidor final?
Continuará a Banca a premiar com avultados prémios, indemnizações e salários os seus administradores?
O que sucederá com a distribuição de dividendos na Banca?
Quem medidas serão tomadas contra os eventuais responsáveis pela gestão danosa de uma instituição que tenha de se servir do referido fundo para garantir os depósitos e evitar a falência?

domingo, 12 de outubro de 2008

A Batalha Naval de MFL

«Ferreira Leite diz que travou «desastre» na compra de Submarinos», «Manuela Ferreira Leite em queda abrupta» Só mesmo um Porta Aviões a poderá salvar!

MacChávez

115 McDonald's en Venezuela son cerrados por faltas tributarias - El Comercio

O Jogo das suas vidas!

«El mediocampista Pedro Faife y el delantero Reynier Alcántara abandonaron el hotel en Washington donde se hospeda la selección nacional de fútbol de Cuba y no fueron localizados, informó el viernes al Washington Post el técnico del equipo, el alemán Reinhold Fanz.»

O troféu foi a Liberdade!!

sábado, 11 de outubro de 2008

Rewind Suécia - Portugal

Após o jogo Suécia - Portugal ter terminado com um empate e depois de ter visto as reacções na TV, tive a oportunidade de ouvir comentários numa emissora de rádio em linha aberta e fiquei com a sensação de terem havido 2 jogos totalmente diferentes. Dos comentários na televisão ficava a mensagem de se ter tratado de um bom jogo de futebol e de missão cumprida com o arrecadar de +1 ponto para a Selecção . Na rádio, as vozes de indignação, desilusão e critica multiplicaram-se pelos 4 cantos do País! Uma Selecção cheia de vaidosas estrelas, um líder fraco, temeroso e sobre tudo sem estratégia. Pasme-se, parece que a Selecção Nacional fez-se acompanhar por um Bruxo!
Eu normalmente revejo-me mais nas ondas hertzianas e esta vez não é excepção.

M.A o Mal Amado

Don Quijote Manuel Alegre...
Chegar a velho com medo de passar desapercebido e sem nunca ter conseguido verdadeiramente vingar na politica nem no partido (à custa do qual tem feito a sua carreira), não deve ser fácil. Por isso, apenas resta ao PS ignorar o facto e ultrapassar a questão, como quem atura um resmungão que refila muito mas não incomoda verdadeiramente ninguém, apenas reclama para si um pouco de atenção.

Nota: Sou contra a imposição da disciplina de voto no caso concreto. Não compreendo a excepção feita ao antigo líder da JS. Acho incompreensível o chumbo da proposta do BE sem sequer ter alargado a sua discussão. Mas também estou farto das recorrentes birras do Deputado Manuel Alegre, que insiste em ficar onde visivelmente não se sente bem!

Auditoria sem reservas

Auditor's one line report on World financial institutions sheet:
"There are two sides of a Balance Sheet, Left & Right (Assets and Liabilities respectively):
On the Right side there is nothing right and on the Left side there is nothing left".

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

MMS - Muito Mérito Só pode

Nos países Muçulmanos, um dos requisitos para o homem para poder casar com mais de uma mulher é demonstrar ter boas condições económicas. Por cá, cria-se uma lista constituida exclusivamente por mulheres. Bem haja para o líder do Movimento Mérito e Sociedade (MMS), Eduardo Correia. Se a inveja queimasse, aposto que haveria muita homem a fumegar...! (foto "emprestada" do Jumento)

Luta contra as Touradas no Parlamento Europeu!


«Protestan desnudas contra las corridas de toros»
Un grupo de activistas de la organización Personas por la Ética en el Trato de los Animales (PETA) se manifestaron hoy en contra de las corridas de toro, cerca del Parlamento Europeo en Bruselas, Bélgica.

Eu também prefiro uma boa Coboiada!

Em que é que ficamos...?

O PSD tem criticado o PS por não combater a crise económica nem minorar os seus impactos na sociedade, mas quando o Governo decide, e bem, utilizar a margem orçamental que tem para, precisamente, reflectir algum desafogo nos sectores mais afectados sem descurar o rigor das contas públicas, eis que a preocupação passa a ser novamente o défice.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Paradigmas Económicos

A Euribor está para o BCE como o preço da Gasolina está para o Petróleo. Serve sempre para justificar o aumento dos preços, mas nunca tem de ver com a sua descida!

Política "Prêt-à-porter"

Ao contrário do Miguel Ferreira do Politikae, não vi mais do que meia hora do Debate entre Obama e Mccain. Não demorou muito para me aperceber que nada de extraordinário seria dito pelos candidatos e que aquilo parecia mais um exercício de prática forense que um verdadeiro confronto de ideias e de projectos políticos. Em suma, parece ter havido um empate, já eu ganhei mais umas horas de sono.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Marketing for dummies


Não deixa de ser curioso que o Plágio teve apenas uma originalidade. Na Suíça são necessárias 3 "ovelhas" para expulsar 1, por cá, a relação é apenas de 1 para 6. Valentes os nossos rapazolas!

A Proclamação da República...o discurso

Discurso do Presidente Cavaco e Silva no aniversário da Proclamação da República:

«Blá..blá…esperança e ambição..bla…inspiração e mobilização blá….blá… nação livre e soberana…blá….blá…tempos difíceis..blá….blá… perderam os seus postos de trabalho blá….blá… pobreza e exclusão social, blá….blá… e emergem chocantes disparidades de rendimentos, blá….blá… não pode ser iludido pelos agentes políticos blá….blá… fracos índices de crescimento económico blá….blá… situação internacional, por outro lado, não é favorável, bla… bla… Portugueses bla… bla… a fibra de um povo, blá….blá… terão de ser mais fortes blá….blá…e Todos temos responsabilidades, blá….blá… País do futuro, blá….blá… Portugal pode ser o que quisermos blá….blá…temos legítimos motivos de orgulho no caminho que percorremos após o 25 de Abril blá….blá… O clima das relações laborais é mais favorável do que na maioria dos países da União Europeia, blá….blá…Vivemos tempos difíceis blá….blá…Porque falo sempre verdade aos Portugueses, blá….blá… ponderado no uso dos dinheiros públicos e que os impostos sejam justos e razoáveis, blá….blá…há motivos de esperança, há razões para o inconformismo, bla…bla…A verdade gera confiança, a ilusão é fonte de descrença blá….blá…Não se deixem vencer pelo pessimismo ou pelo desânimo blá….blá…e orgulho-me de ser Presidente dos cidadãos desta República. blá….blá…e Obrigado.»

Isto foi o que retive do referido discurso. Entre os já habituais lugares comuns podem encontrar-se nas entrelinhas alguns apontamentos que devem servir de mote para o PSD e MFL começarem a preparar o TPC antes que chumbem o ano.

A Última Cartada


É oficial, começou hoje a campanha para as eleições regionais dos Açores. Veremos um candidato habituado já ao poder a gerir a sua vantagem contra outro que, apesar de ter reconhecidas qualidades e de já ter estado muito próximo de tomar o poder, ainda não viu o seu sonho concretizar-se. Costa Neves sabe que joga nestas eleições a sua última cartada; se sair derrotado terá forçosamente de abandonar a liderança do PSD - Açores e ceder à renovação partidária. Acompanharei as eleições Regionais com especial atenção.

O Sacrifício

Confirma-se o que aqui foi dito, MFL mata 2 coelhos duma cajadada só, reconhece que a CML não está ao seu alcance e sacrifica PSL para uma mais do que certa derrota, abafando mais uma voz incómoda dentro do partido. Agora só falta convidar LFM para concorrer à CM do Porto e puxar Rui Rio para fazer dupla com Pacheco Pereira na São Caetano à Lapa. António Costa e o PS devem estar a esfregar as mãos de contente!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O toma lá, dá cá...de Vitalino Canas

Ferreira Leite deve ter feito confusão com Madeira ao falar de «democracia doente», diz PS
Vitalino Canas não é santo da minha devoção, mas esteve bem sim sr!

Sobe sobe, "ladrão" sobe...

"A Galp Energia voltou a subir os combustíveis esta quinta-feira às 00h00, avançou fonte oficial da petrolífera à Agência Financeira. Assim, quer a gasolina, quer o gasóleo estão dois cêntimos mais caros, apesar das últimas quedas do preço do petróleo.
A justificar esta subida dos preços está «a subida das cotações da gasolina e do gasóleo, que registaram acréscimos de 5,2% e 5,3%, respectivamente», remata a mesma fonte à AF"

Palavras para que?!
Já quase tudo foi dito, agora só falta mesmo é fazer alguma coisa!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Charada Parlamentar

Mal esteve o PS em não querer correr o "risco" de ver aprovada uma proposta de lei apresentada por outra bancada. O PSD também não esteve melhor por não ter perdido a oportunidade de se pôr de bicos de pés para aproveitar o momento, apesar de nada ter sido dito de diferente quando MFL se pronunciou sobre a utilidade Matrimonial da procriação .

o BCE e o Alterego do Sr. Trichet


À primeira vista parece um recado para o Sr. Trichet do BCE, que parece estar disposto a manter a inflação da zona Euro a qualquer preço, nem que para isso a Economia tenha de continuar estagnada. O mais curioso é que as declarações foram proferidas hoje pelo próprio Trichet depois de ter anunciado a manutenção das taxas de juros!
A ortodoxia e conservadorismo económico Europeu pode aparentar alguma cautela e responsabilidade, o problema é que o BCE agiu frente à crise norte americana de forma quase imediata, colocando no mercado financeiro uma quantidade grosseira de €€€ para minimizar o impacto da crise, em contraste com os EUA que nem foram tão lestos em salvar uns poucos à custa de muitos outros. À semelhança do que hoje sucede com as empresas que não tem condições para funcionar e abrem falência, as instituições financeiras deveriam ter o mesmo destino.
Os fundos devem ser orientados no sentido de garantir os depósitos e ajudar as pessoas e empresas a enfrentarem o impacto do aumento do preço do dinheiro. Não se pode ter o melhor dos dois mundos, o Capitalismo para os lucros e impostos reduzidos e o Socialismo para a bancarrota.
Ninguém pode duvidar que a economia dos EUA, dentro de 1 ano, estará com níveis de crescimento que vão deixar a Europa e o Sr. Trichet a salivar.